TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO Parte meio ambiente

Por:   •  7/3/2016  •  Resenha  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Autora do texto abaixo Thainá Augusta Silva de Paula

  • A ISO 26.000 teve a aceitação em mais de 90 países ao redor do globo, ou seja da maior parte do globo juntando diversas raças,crenças,etinias,modos de agir e pensar diferentes.
  • Foi publicada em 1º de Novembro de 2010 e teve como diretriz a responsabilidade social e foi validada apenas em 1º de Dezembro de 2010.

  • Ela é aplicável a todos os tipos e portes de organizações (Grande, Média e pequena) e de todos os setores (Governos, ONG’s e Empresas Privadas)

Sobre a abordagem das empresas com os temas centrais

As organizações devem tratar de todos os 7(sete) temas centrais contudo não de todas as questões a eles relacionadas. Cada organização junto com os seus stakeholders devem analisar a relevância das questões e dos subtemas para organização priorizando as suas ações.

Meio Ambiente:

Inclui prevenção da poluição, uso sustentável de recursos, mitigação e adaptação as mudanças climáticas, proteção do meio ambiente e da biodiversidade e da restauração dos habitats naturais.  

Trecho retirado da iso 26.000:

“...Desde a década de 1960, a atividade humana tem mudado os ecossistemas mais rápida e intensamente do que em qualquer outro período da história. Uma demanda cada vez maior por recursos naturais tem resultado em uma perda substancial e freqüentemente irreversível de habitats naturais e de diversidade da vida na Terra [119].

Grandes áreas, tanto urbanas quanto rurais, têm sido transformadas pela ação humana.

Uma organização pode se tornar mais socialmente responsável ao atuar de forma a proteger o meio ambiente e restaurar habitats naturais e as diversas funções e serviços providos pelos ecossistemas (como alimentação e água doce, regulação do clima, formação do solo e oportunidades recreativas) [119].” ...

Fontes:

http://www.ecodesenvolvimento.org/iso26000/o-que-e-iso26000#ixzz3lHkgO3xX

www.inmetro.gov.br

www3.ethos.org.br/projetos

gestaoambientalcompetitva.blogspot.com

O que é ISO 26000

O que é?

A ISO 26000 surge para ser a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial. Ela começou a ser desenvolvida em 2005 e sua versão final será publicada no final 2010. O documento tem como objetivo traçar diretrizes para ajudar empresas de diferentes portes, origens e localidades na implantação e desenvolvimento de políticas baseadas na sustentabilidade.

A norma foi construída com a participação de diversos setores da sociedade, em todo mundo, e liderada por um brasileiro: o engenheiro Jorge Cajazeira, gerente corporativo de competitividade da Suzano Papel e Celulose, responsável pelo Grupo de Trabalho e Responsabilidade Social da ISO (International Organization for Standardization).

Criação

Foi durante uma reunião do Comitê de Política de Consumidores da ISO (Copolco), em 2001, que se cogitou, pela primeira vez, a criação de uma norma global de Responsabilidade Social Corporativa. No entanto, o documento só passou a ser discutido em 2005. Desde então, uma série de encontros do comitê organizador já ocorreram em diversas partes do mundo.

Diretrizes para uma conduta sustentável

A norma internacional tem a proposta de servir como um importante norte para as corporações e não como uma certificadora. Os sete princípios da ISO 26000 são:

• Responsabilidade;

• Transparência,

• Comportamento Ético;

• Consideração pelas partes interessadas;

• Legalidade;

• Normas Internacionais;

• Direitos Humanos.

Além dos princípios, os temas centrais do documento envolvem as áreas de Direitos Humanos; Práticas de Trabalho; Meio Ambiente; Práticas Leais de Operação; Combate à Corrupção e Propina; Consumidores e Desenvolvimento aliado a participação comunitária. As empresas terão de aplicar ações de cada área citada em suas gestões.

Importância

Faltava um instrumento oficial capaz de integrar a forma como as organizações lidam com o mundo à sua volta. Essa é a grande importância da ISO 26000, que apesar de reconhecer que já existem muitas respostas para tais demandas, entende, ao mesmo tempo, que há a necessidade de estruturá-las. Vivemos em um tempo de crise nos setores econômico, ambiental e social em todo o mundo. Empresas e associações de todos os segmentos pecam pela ausência de ética, ao desconsiderarem seus públicos e até mesmo os próprios funcionários. Soma-se aí o fato de que o conceito de sustentabilidade empresarial ainda é novo, o que provoca ruídos na comunicação das empresas em relação ao tema. Todos esses fatores favorecem a consolidação da ISO 26000 como mecanismo internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (119.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com