TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia e Direitos Humanos

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Ideologia e Direitos Humanos

No texto de Eliane Brum, ela relata depoimentos de moradores de uma periferia ao se deparar com tantos assassinatos. A maioria cita em um determinado momento a frase ´´estava no lugar errado e na hora errada´´.

Podemos entender que a sociedade criou, seja que automaticamente, uma ideologia em que hoje em dia devemos ficar dentro de casa para que estejamos vivos.

Detectamos também que existe por parte das pessoas um pensamento em que a periferia é excluída dos direitos humanos básicos e principalmente da segurança, que por serem da periferia todos ao redor fecham os olhos e simplesmente se esquecem da população mais carente.

A ligação desses componentes destacados é que, a forma de pensar criada mesmo que por esses fatos ocorridos influenciam ainda mais para que os princípios básicos favoreçam somente quem tem mais poder, seja financeiramente, intelectualmente ou por algum outro fator. Mostra que parte da população está sendo prejudicada por algumas opiniões formadas pela sociedade.

Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição, ou seja, a igualdade deve existir entre todos, em relação a condição financeira, frequentar lugares, ambientes, independentemente de horário, dia ou noite, seja em periferias ou no centro da cidade.

A mídia tem culpa por parte disso manipulando a sociedade e passando uma imagem de quem mora na zona sul, centro, bairros nobres são melhores ou superiores aos que moram em bairros menos visados, sendo que na verdade todos somos iguais, nem melhor nem pior.

Em um curta-metragem chamado ´´Ilha das Flores´´ que se encontra no youtube, trata-se de um lixão e podemos entender ao ponto de vista político que existe ali todas as igualdades e diferenças da humanidade, seja criado por um humano mentalmente desenvolvido ou de um animal irracional. O que mostra que, ao final das contas, mesmo existindo na nossa sociedade divisão gerada pela ideologia, todos estamos ligados por atos da própria população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com