TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto das Politicas Administrativas na motivacao dos funcionarios da Cocacola- Nacal

Por:   •  27/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.432 Palavras (22 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 22

1. INTRODUÇÃO

O presente projecto tem como tema O Impacto das Politicas Administrativas na motivação dos Funcionário da Coca-Cola em Nacala (2012 – 2014)ˮ. Este surge da constatação observada na repartição de recursos humanos da empresa que os funcionários demonstram insatisfação com o gestores da empresa pela falta de iniciativa na resolução de problemas que afectam a esta camada de profissionais pois, depois da conclusão e atingirem graus académicos e profissional mais elevado, não mudam de carreira que se transforma numa dificuldade em beneficiar-se dos seus direitos, não percebem dos factores que levam a demora da efectivação das politicas administrativas e, isto afectado de sertã maneira no desenvolvimento das suas actividades na instituição dado que se sentem desmotivados pelo cenário. Desta constatação levantou a seguinte questão: Que impacto tem a efectivação das políticas Administrativas na motivação dos funcionários da Coca-Cola na cidade portuária de Nacala.

Como objectivo geral, pretende-se Conhecer os factores que contribuem para a efectivação das Políticas Administrativas para motivação dos funcionários da Coca-Cola em Nacala, para a sua concretização foram traçados os seguintes objectivos específicos: Analisar a sensibilidade dos funcionários relativamente a práticas de Gestão de RH da empresa; Verificar as diferenças entre os níveis de satisfação geral dos funcionários a efectivação das Políticas Administrativas da Coca-Cola e Verificar o grau motivacional dos funcionários face as políticas administrativas nos anos de 2012 à 2014.

A pesquisa quanto aos objectivos é explicativa, esta permitiu fazer uma análise sobre quais a implicação do fraco saneamento do meio na saúde na Cidade de Nampula, quanto à abordagem recorreu-se a qualitativa pelo facto de ser uma forma adequada de entender a realidade em estudo.

Para a colecta de dados, usou-se como técnica o questionário com perguntas fechadas e abertas, pelo facto de esta técnica permitir a recolha de um elevado número de informações sem ser necessário a presença do pesquisador. Quanto a estrutura, o trabalho apresenta os elementos preconizados para um projecto na Universidade Pedagógica, nomeadamente: tema, justificativa, problematização, objectivos, hipóteses, metodologias, fundamentação teórica, cronograma, orçamento e bibliografia.

1.1. Tema e Delimitação do tema

O estudo será realizado no Distrito de Nacala, onde se pesquisara “O Impacto das Politicas Administrativas na motivação dos Funcionário da Coca-Cola”, um estudo do caso cidade portuária de Nacala, na perspectiva de colher dados a partir de gestores e funcionários da empresa que encaram dificuldade na legalização na nomeação, progressão e assim como a promoção com vista a sua motivação.

O estudo vai envolver técnicos afectos na Repartição dos RH cuja responsabilidade é a gestão do pessoal ano nível da Coca-Cola e de igual modo far-se-á um contacto directo com os chefes das repartições, ou seja, membros do colectivo de direcção. Finalmente, contará com funcionários da empresa em Nacala, que viram frustradas as suas expectativas.

1.2. Justificativa

Segundo relatam MARCONI e LAKATOS (2008:221) a justificativa é uma “exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização do trabalho”.

A escolha da presente pesquisa deveu-se ao facto do proponente ter constatado a existência de inúmeras irregularidade que prendem-se com a efectivação das políticas Administrativas na motivação dos funcionários da Coca-Cola em Nacala que se circunscrevem em atrasos na nomeação, a morosidade do processo de tramitação de documentos, a falta de coordenação entre as instituições responsáveis ligados para as políticas administrativas.

        

Por outro lado, justifica-se pelo facto do problema estar a acontecer numa altura em que o país está envidando esforços através de suas estratégias no sentido de melhorar as condições de vida e profissional dos colaboradores da empresa sem maior irregularidade para garantir que os mesmos possam gozar os seus direitos.

Nessa ordem de ideias, esta pesquisa, se justifica relevante na medida que vai conhecer o impacto das políticas administrativas na motivação dos funcionários da Coca-Cola em Nacala pois, o gestor de recursos humanos (RH) habilitado pode lidar com as pessoas de forma a melhorar as condições de relacionamento entre os colaboradores.

 

1.3. Problematização 

Actualmente, a qualidade de um produto ou serviço em Moçambique é traduzida por discutíveis índices produtividade e péla capacidade de gerar conhecimentos práticos e objectivos que atendam as exigências de modernização do mundo em que vivemos.

É observado na repartição de recursos humanos da Coca-Cola que os funcionários demostram insatisfação com os gestores da empresa pela falta de iniciativas na resolução de problemas que afectam esta camada de profissionais pois, depois da conclusão e atingirem graus académicos e profissionais mais elevado, não mudam de carreira que se transforma numa dificuldade em beneficiar-se dos seus direitos, não percebem dos factores que levam a demora da efectivação das politicas administrativas e, isto afectado de sertã maneira no desenvolvimento das suas actividades na instituição dado que se sentem desmotivados pelo cenário.

Devido a resposta da onda de expansão da empresa, aponta para expectativas de crescimento, onde a necessidade das instituições é de buscarem tecnologias e inovação, a fim de obterem resultados, o que incentiva aos colaboradores públicos e privados a se dedicarem nas qualificações académicas.

O presente estudo realiza-se uma altura em que a empresa faz avanços significativos na implementação de sistemas modernos de gestão das finanças. Assim, é necessário que se criar um banco de dados a fim de controlar o nível de efectivação das políticas administrativas com impacto orçamental da empresa. Face aos factores acima descritos se levanta a seguinte questão:

Que impacto tem a efectivação das políticas Administrativas na motivação dos funcionários da Coca-Cola em Nacala?

1.4. Objectivos

1.4.1. Objectivo Geral

Conhecer os factores que contribuem para a efectivação das Políticas Administrativas para motivação dos funcionários da Coca-Cola em Nacala.

1.4.2. Objectivos específicos

  • Analisar a sensibilidade dos funcionários relativamente a práticas de Gestão de RH da empresa Coca-Cola em Nacala;
  • Verificar as diferenças entre os níveis de satisfação geral dos funcionários a efectivação das Políticas Administrativas da Coca-Cola;
  • Verificar o grau motivacional dos funcionários da Coca-Cola face as políticas administrativas nos anos de 2012 à 2014.

1.5. Hipóteses

Segundo FORTIN (2000:102) a hipótese é “um enunciado formal de relação prevista entre duas ou mais variáveis. Esta combina com o problema e o objectivo numa explicação clara dos resultados esperados de um estudo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (269.1 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com