TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos e aspectos relevantes do desenvolvimento econômico e social

Seminário: Impactos e aspectos relevantes do desenvolvimento econômico e social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Seminário  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

Um dos princípios filosóficos da Administração diz: "A Verdadeira Administração não visa lucro, visa bem estar social; o lucro é mera consequência". Seguindo esse príncipio, os ganhos são mútuos, tanto a população se beneficia quanto a empresa pública ou privada. Uma boa Gestão Pública serve para ambos.

Um sistema informatizado poderá auxiliar bastante, melhorando o trabalho na gestão pública dando suporte e agilidade a administração. O mundo está passando por radical transformação social e econômica, que atinge todos os setores, inclusive as instituições governamentais, que deverão reinventar-se para adaptar-se à nova realidade. Esse novo cenário exige um Novo Modelo de Gestão Pública, integrado e voltado para a excelência, respeitando suas características e particularidades. O Novo Modelo, denominado "GRP - Government Resource Planning" ou Sistema Integrado de Gestão Pública, tem como foco o gestor público, o elemento chave para a mudança. O GRP fornece ao gestor público um Painel de Controle, fortemente baseado em fatos e dados, permitindo tomar decisões com respostas rápidas e eficazes, mesmo com recursos humanos financeiros e humanos escassos.

2.3 – Impactos e Aspectos Relevantes no Desenvolvimento Econômico e Social

Há autores que consideram a Administração ou Gestão Pública uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc,

O papel da Gestão Pública é aplicar as teorias administrativas no desenvolvimento de ações do interesse social coletivo, o administrador público é essencialmente um planejador. Cada vez mais necessário no mercado, ele gerencia organizações do setor público em nível governamental, em agências federais, estaduais ou municipais, nas empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações privadas. Os profissionais são habilitados para a execução do planejamento e da gestão de políticas públicas, a implementação de programas de responsabilidade social, a gestão de organizações sociais e a elaboração de programas governamentais. Para que o desenvolvimento econômico represente verdadeiramente significativa melhora de grande parcela da população do Brasil, é essencial que, muito mais do que discursos, as autoridades governamentais e Gestores Públicos desenvolvam ações concretas e efetivas de inclusão social das pessoas que hoje estão à margem dela, criando oportunidades para uma melhor qualidade de vida, resultando num crescimento econômico e social das empresas e da população em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com