TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Relevantes Do Patrimonio Líquido

Monografias: Aspectos Relevantes Do Patrimonio Líquido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Como podem ser conceituados os objetivos da contabilidade?

De acordo com a sua literatura Iudicíbus esclarece que O objetivo básico da contabilidade, portanto, pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais (envolvendo aspectos de produtividade e os sociais)

2 – Quando a contabilidade começou a ser praticada mais intensamente?

O exercício da contabilidade passou a ser praticado a partir da necessidade de registros do comércio, atividades essa habitual inicialmente entre os fenícios. A atividade comercial de troca (escambo) de mercadorias por outras já ensejava desses bens e o controle ainda era arcaico para a atualidade dos bens trocados e recebidos através da elaboração de simples relatórios. A contabilidade é suscitado até mesmo na bíblia, onde Jesus relata a fraude manifestada pelo administrador quanto a alteração de valores a receber dos devedores.

Nos tempos modernos, destaca-se a figura de Frei Luca Pacioli, matemático que insistiu o tratado sobre contabilidade e escrituração, também muito vinculada a Revolução Industrial que foi um marco histórico na humanidade, passando a intensificar as atividades de produção, comércio e por sua vez, a necessidade extrema de uma correta e precisa apuração das movimentações financeiras das entidades.

3 Em termos de importância quais são as escolas de contabilidade? Por que?

4 – Cite algumas razões da queda da escola italiana?

.Excessivo Culto à Personalidade: grandes mestres e pensadores da Contabilidade ganharam tanta notoriedade que passaram a ser vistos como “oráculos” da verdade Contábil. Ênfase a uma Contabilidade Teórica: as mentes privilegiadas produziam trabalhos excessivamente teóricos, apenas pelo gosto de serem teóricos, difundindo-se idéias com pouca aplicação prática. Pouca Importância à Auditoria: principalmente na legislação italiana, o grau de confiabilidade e a importância da auditagem não eram enfatizados. Queda do nível das principais faculdades: principalmente as faculdades italianas, superpovoadas de alunos.

5 – Qual foi o maior fato que ocorreu na historia da contabilidade que deu importância a escola italiana?

Foi a Itália o primeiro país a fazer restrições à prática da Contabilidade por um indivíduo qualquer. O governo passou a somente reconhecer como contadores pessoas devidamente qualificadas para o exercício da profissão. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e com as guerras ocorridas nos séculos XVIII e XIX, que consagraram numerosas falências e a conseqüente necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com