TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância de teorias motivacionais

Artigo: Importância de teorias motivacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Artigo  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  935 Visualizações

A motivação é uma escolha pessoal, nos motivamos sozinhos, pois é algo que parte de dentro para fora. Segundo Maslow, as pessoas são motivadas em determinado momento por necessidades especifica. Os fatores que motivam e levam a obtenção dos resultados e que tais são extremamente fundamentais para a existência de outras realizações, fazer o que gostamos ajuda a desenvolver ainda mais a perspectiva de auto realização, compromisso e valorização do trabalho.

O homem segundo Herzberg, existem duas categorias básicas de necessidades independentes entre si, influindo de diferentes maneiras no seu comportamento. A primeira é o fator de higiene ou de manutenção, por descrever o ambiente humano a servirem a função básica de impedir a insatisfação com o trabalho. A segunda foi denominada de fatores de motivação, por parecerem eficientes para motivar as pessoas para realizações superiores.

No campo profissional, muitas empresas utilizam o salário como forma de motivar os funcionários, porém, como as atuais mudanças de padrões de vida e consumo faz com que apenas o salário não seja o único motivador do funcionário. Plano de crescimento de carreira, segurança e estabilidade no mercado e crescimento na área intelectual do individuo, são os benefícios que podem mais motivar um colaborador atualmente.

A importância das teorias motivacionais pode contribuir principalmente aos gestores de Recursos Humanos, pois estas podem servir de subsídios para a criação benefícios que muito contribuem para a motivação dos colaboradores de uma organização.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com