TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do conhecimento de ferramentas de gerenciamento de qualidade e integração de diferentes tipos de programas

Pesquisas Acadêmicas: Importância do conhecimento de ferramentas de gerenciamento de qualidade e integração de diferentes tipos de programas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.861 Palavras (16 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo conhecer os processos administrativos desenvolvidos em uma determinada empresa, que está em fase de mudanças e quebra deparadigmas, utilizando as Tecnologias e Ferramentas de Gestão. As tecnologias e ferramentas de gesto proporcionam conteúdo e conhecimento, nos preparando para termos umaviso sistêmica dos processosrealizados na empresa e que ser o analisados em seu desenvolvimento. Verificaremos se a gesto esta usufruindo as ferramentas para cultivar os seus pontos fortes e avaliar o que precisa ser melhorado, conduzindo os processos eficiência para alcançar os objetivos da empresa. A qualidade nas empresas se torna uma condição para melhorias continua, e que o objetivo de chegar a zero nos defeitos dosprocessos. A pratica da qualidade nas empresas destaca um meio para atingir os resultados desejados e faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gesto. A terceirizaçãosempre um meio e nunca um fim na empresa. O processo da atividade executada por uma empresa contratada passa a ser suprida por uma terceira. Sua vantagem o custo / benéfico que pode adquirir aocontratar uma organização.

A pesquisa sobre Tecnologias de Gestão e suas competências e Habilidades discute-se primeiramente os desafios para o gestor contemporâneo, conceitua-se o que é mudança organizacional e quebra de paradigmas. Apresentam-se tecnologias de Gestão Organizacional, conceitos como terceirização, benchmarking, gerenciamento com livro aberto, reengenharia, empowerment, gestão e organização horizontal e aprendizagem organizacional. Abordam-se as ferramentas de Gestão Organizacional, como osSistemas de Informações Gerenciais. Debatem-se as novas demandas e ambientes para o Gestor Contemporâneo.

O conhecimento das ferramentas da gestão de qualidade e a integração dos diversos tipos de programas são de suma importância para as organizações alcançarem suas metas e seus objetivos, surpreendendo as expectativas de seus clientes externos e internos.

APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃODO SENAI/BA

O SENAI – Departamento Regional da Bahia (SENAI-BA), criado em 01 de abril de 1945, é uma instituição jurídica de direito privado, vinculada à FIEB,Estrutura Organizacional do Sistema FIEB, mantida por meio de contribuição compulsória . A gestão do SENAI-BA é exercida por um Diretor Regional, com funções executivas de direção, coordenação, e supervisão de todos os serviços prestados e as atividades desenvolvidas no Estado, através das suas Unidades Operacionais, observando as diretrizes emanadas do seu Conselho Regional.

O SENAI-BA atua na oferta de educação profissional e de serviços técnicos e tecnológicos, nos três níveis da educação (básico, técnico e tecnológico); visa à formação humana e técnica, e à capacitação para o mundo do trabalho numa ,determinada área profissional das indústrias nos termos da legislação vigente - Lei Federal 10.097, Parecer do Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica.Sua atuação se estende aos demais municípios do Estado, através de Agências e Postos de Atendimentos geridos por suas Unidades Operacionais e situados na Região Metropolitana de Salvador (Camaçari). Para viabilizar a oferta de serviços dando cobertura em todo Estado, o SENAI-BA utiliza suas Unidades Móveis para atender às demandas nas áreas de informática, manutenção (elétrica e industrial), alimentos e celulose e papel (SENAI, 2009).

O SENAI-BA conta ainda com um núcleo especializado, o NEAD para a promoção de cursos na modalidade à distância. Criado desde 1993 encontra-se preparado para atendimento às demandas internas e externas por soluções integradas, com maior ênfase aos aspectos educacionais e com uma forte infra-estrutura técnica e tecnológica. São atendidos diversos segmentos da indústria, tais como: Têxtil e Vestuário, Alimentos, Metal-Mecânico, Automotivo, Químico e Petroquímico, Petróleo e Gás, Telecomunicações, Eletro-eletrônico, Calçados e Artefatos de Couro, Construção Civil, Gráfico, Minerais e Rochas Industriais, Energia, Mobiliário, Florestal, Transformação de Plásticos, Papel e Celulose.A fim de acolher as demandas dos diversos setores das indústrias, a estrutura das Unidades Operacionais foi subdividida em Áreas Tecnológicas e Núcleos de Apoio. Para cada segmento da indústria há uma Área Tecnológica composta por técnicos especializados tanto em educação como serviços técnicos e tecnológicos para atendê-los. Os Núcleos de Apoio foram estruturados com o propósito de apoiar o desenvolvimento e operacionalização do negócio. São exemplos de Núcleos de Apoio: Secretaria de Cursos, Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), Central de Atendimento, Núcleo de Gestão da Educação (NGE), Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ), Núcleo de Informática e Manutenção (NIM), Núcleo de Documentação e Informação (NDI), entre outros.

MISSAO DO SENAI

Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Brasileira.

VISÃO

Ser reconhecido como referência em educação profissional pela indústria tocantinense e oferecer serviços técnicos e tecnológicos alinhados às demandas do Estado.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRA DE PARADIGMA

Mudanças organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias, que são projetadas para realinhar a organização devido as constantes mudanças.

A quebra de paradigmas, que ocorre sempre para a melhoria da empresa. A substituição dos paradigmas é muito importante e é considerado uma das formas de evitar a falência das entidades.

É importante que juntamente com as mudanças organizacionais haja quebra de Paradigmas, proporcionando assim nas organizações uma renovação constante como, por exemplo, incrementando o usode tecnologias, informação e técnicas. Além disso, a quebra de Paradigmas surgiu como uma gestão de qualidade onde profissional a todo instante estão sendo estimulados a novas formas de pensamento e interações organizacionais.

COMO UMA EMPRESA DEVE PREPARA-SE PARA MUDAR SEMPRE QUE NECESSARIO:

É importante que as organizações percebam que o ambiente está em frequente movimento de mudança, pois os paradigmas possuem aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar um equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra de forma eficaz. Portanto, elas deverão ter um olhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com