TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do controle na organização

Artigo: Importância do controle na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Artigo  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

As constantes mudanças ocorridas no cenário econômico mundial, tem exigido das organizações a necessidade de implementação de uma estrutura interna que tenha por finalidade a garantia de informações adequadas ao processo decisório, auxiliando os administradores e gestores na busca da eficácia gerencial. Desse cenário, emerge o que se entende por Controladoria.

O nascimento da Controladoria, de acordo com Beuren (2002), se situa “no século XX nas grandes corporações norte-americanas, com a finalidade de realizar rígido controle de todos os negócios das empresas relacionadas, subsidiárias e/ou filiais”.

Para sermos capazes de entendermos qual a importância da controladoria primeiramente devemos conceitua- lá.

Assim, Padoveze (2003) conceitua Controladoria como departamento dentro da organização, responsável pelo sistema de informações de toda a empresa, sendo ao mesmo tempo coordenadora de todos os departamentos, buscando alcançar os objetivos da empresa e maximização dos resultados. Tem como principal função dar apoio aos gestores na tomada de decisões.

Catelli (2007), por seu turno, considera que:

a controladoria, enquanto ramo do conhecimento, apoiada na Teoria da Contabilidade numa visão multidisciplinar, é responsável pelo estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de Sistemas de Informações e Modelo de Gestão Econômica, que supram adequadamente as necessidades informativas dos Gestores e os induzam durante o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões ótimas.

Já Oliveira, Perez Jr. e Silva (2007) entendem Controladoria como o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade, com ou sem fins lucrativos, sendo considerada por muitos autores como estágio evolutivo da Contabilidade.

A Controladoria é também considerada como uma unidade administrativa, sendo definida como uma área da organização à qual é delegada autoridade para tomar decisões sobre eventos, transações e atividades que possibilitem o adequado suporte ao processo de gestão. Portanto, por ser tratar de uma ciência nova, a Controladoria não tem um conceito definitivo, já que os autores têm diferentes opiniões sobre o tema (Peleias, 2002).

Assim, diante de variados conceitos, podemos inferir que a Controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Ela possui desse modo, uma importante função, pois ela ajuda na sobrevivência, no desenvolvimento e na solidificação, e atua na reestruturação de organizações em crise financeira. Auxiliando, também, no planejamento estratégico organizacional, ou seja, na preparação de um processo para futuras tomadas de decisões.

Nessa esteira é possível concluir pela grande necessidade da implantação dos serviços de Controladoria dentro de uma organização, sendo ela pública ou privada, tendo em vista, que a informação e o gerenciamento são fatores imperativos para sua a sobrevivência.

Todas as atividades gerenciais e de controle são altamente prioritárias e torna-se cada vez mais relevante o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com