TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria de bebiidas Pira

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 9

DESAFIOPROFISSIONAL:

A INDUSTRIA DE BEBIDAS PIRA PASSA POR MUDANÇAS NO MODELO DE GESTÃO E BUSCA SOLUÇÕES PARA O NOVO CENÁRIO QUE SE APRESENTA

TUTOR EAD: JOAQUIM

FORTALEZA-CE

SETEMBRO DE 2015

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Empresa familiar 2

2.1 Considerações sobre empresa familiar 2

2.1.1 Pontos fracos da empresa familiar 2

2.1.2 Pontos fortes da empresa familiar 2

3. Perfil dos sucessores 4

4. Habilidades a serem trabalhadas nos futuros gestores 6

5. Análise da empresa 7

6. Sucessão na empresa pira 8

7. Papel dos filhos dentro da empresa 9

8. Novo organograma da empresa 10

9. Considerações Finais 11

Referências 12

Introdução

Este desafio profissional tem o objetivo de aplicar o conhecimento obtido através do estudo das disciplinas de: Economia e Teorias da Administração, em um caso de uma empresa familiar, onde o fundador demonstra a vontade de se aposentar e os candidatos a sucessores são seus dois filhos.

Simularemos ser de uma consultoria que traçara imaginariamente as habilidades e competências dos candidatos a sucessores, analisaremos a empresa e a partir daí apontaremos a melhor solução no plano de sucessão.

2. EMPRESA FAMILIAR

2.1 Considerações sobre empresa familiar

Para Donnelley (1964), a empresa familiar é aquela que está identificada com os valores de uma família há, pelo menos, duas gerações, resultando daí uma influência recíproca, tanto na política geral da firma, como nos interesses e objetivos da família. Assim, para o autor, a empresa familiar só adquire o título depois de uma sucessão.

No entanto mesmo não tendo acontecido a sucessão muitas vezes a empresa possui as características e comportamento de uma empresa familiar, como no caso estudado da Indústria de bebidas Pira, onde o processo de sucessão está em andamento.

2.1.1 Pontos fracos da empresa familiar

A viabilidade empresa familiar é questionada no mercado atual, devido à proteção existente entre familiares dirigentes e dirigidos na empresa. Além disso, pode-se resumir os principais pontos fracos das empresas familiares de acordo com o trabalho de LODI(1993) como: conflitos que surgem entre os interesses da família e os da empresa como um todo; falta de disciplina com respeito a lucros e desempenho; comodismo de alguns parentes, em se preocupar apenas com o resultado operacional, deixando de lado o processo administrativo, que é preciso para se chegar ao resultado; resistência à modernização do marketing; uso indevido dos recursos da empresa; emprego e promoção de parentes por favoritismo e não por competência.

2.1.2 Pontos fortes da empresa familiar

O orgulho pela empresa, a atitude de vestir a camisa, a entrega, são algumas vantagens que distinguem as empresas familiares das empresas não familiares. Destaca-se ainda entre outros: importantes relações comunitárias e comerciais decorrentes de um nome respeitado; o nome da família pode ter grande reputação no estado, na região ou no país inteiro, funcionando como uma cobertura econômica e política.

A reputação da família é considerada muito valiosa, pode exercer uma influência benéfica nas relações com a comunidade. Em muitos casos, quando a empresa esta passando por uma crise financeira, a reputação da família é um fator importante na obtenção de empréstimos de bancos locais. Os bancos acreditam que seus riscos são diminuídos pela sua experiência com a geração anterior.

Em uma empresa familiar ou não o sucesso da administração está no profissionalismo. Se dentro de uma empresa familiar houver um sucessor capacitado e profissional, ele terá tudo para administrar a empresa com êxito; tendo em vista que além dessas qualificações ele terá entrega e dedicação em ver seu patrimônio prosperar.

3. PERFIL DOS SUCESSORES

As empresas familiares surgem da iniciativa de indivíduos empreendedores e seus familiares. Frequentemente o fundador/responsável pela organização no momento, se dedica por anos e impõe um sistema de administração a seu estilo; com isso o processo sucessório se torna tenso para maior parte dos participantes, pois representa muitas vezes mudança no estilo de gestão.

A sucessão pode ter resultados distintos para as empresas familiares, de um lado, pode proporcionar o crescimento da organização, a partir da inserção de novas práticas de gestão e direcionamentos estratégicos; e por outro, pode contribuir com a falência da empresa, à partir do surgimento de conflitos inerentes à dinâmica entre família e empresa.

No caso de em questão, um dos maiores desafios na escolha do sucessor para o Dr. João Barroso, será conscientizá-lo que apesar da convivência com ele, os filhos pensam de maneira diferente e desenvolverão um estilo próprio de administrar a empresa.

Para realizarmos o trabalho de consultoria e escolhermos o sucessor para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com