TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências da Tecnologia Sobre a Necessidade e as Práticas da Gestão do Conhecimento

Por:   •  20/11/2018  •  Artigo  •  3.996 Palavras (16 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]     

       Sistemas produtivos: da inovação à sustentabilidade                                ISSN: 2175-1897

Influências da Tecnologia Sobre a Necessidade e as Práticas da Gestão do Conhecimento

                Márcio Mariya

Centro Paula Souza – São Paulo – Brasil

marcio4617@terra.com.br

Fernando Tassinari

Centro Paula Souza – São Paulo – Brasil  

fertassi@gmail.com

Resumo – Este artigo descreve uma análise bibliográfica de caráter exploratório sobre modos de influência da tecnologia sobre as transformações da transição para a sociedade do conhecimento, a gestão do conhecimento como forma de adaptação das organizações para tais mudanças e algumas influências da tecnologia sobre as práticas deste tipo de gestão. Conclui-se que há forte influência da tecnologia sobre as atuais transformações sociais e organizacionais, que a gestão do conhecimento organizacional se faz necessária para que as organizações gerem vantagem competitiva e que, mesmo de forma não explícita, a relação entre gestão do conhecimento e tecnologia é bastante interdependente. Por fim, avaliam-se possíveis relações entre o que foi estudado com a aceleração exponencial da evolução tecnológica e social.

Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Tecnologia.

Abstract – This article describes a bibliography analysis as an exploratory content about how technology influences the changes to the knowledge society transition, the knowledge management as a way of organizations adaptation to such changes and some influences of technology on this kind of management. The conclusion is that there are strong influences of technology on the current social and organizational changes, that the knowledge management is necessary to organizations generate competitive advantage and that, even in a no explicit way, the relationship between knowledge management and technology is strongly interdependent. By the end, an evaluation of possible relationship between what was studied to the exponential acceleration of technology and social evolution.

Keywords: Knowledge Society, Knowledge Management, Technology

1. Introdução

Grandes transformações vêm ocorrendo nas últimas décadas de forma cada vez mais acelerada na sociedade. A tecnologia, que tem ampliado a percepção humana do mundo e amplificado suas ações de interação para com o meio e entre seus pares, pode ser considerada como um dos grandes fatores de influência na convergência para as condições das profundas mudanças sociais em curso. Mas a nova forma de convívio, tanto com o meio social, quanto com a utilização das tecnologias, especialmente quando relacionada ao trabalho, exige competências adicionais sustentadas pelo conhecimento. Estes desafios levam as organizações a se adaptarem a nova realidade e a repensarem seus negócios com suas formas de gestão.

Desde seus primórdios evolutivos, a humanidade convive de forma interativa no mundo gerando mudanças periódicas por meio destas convergências de vários fatores nos quais a tecnologia e o conhecimento apresentam papéis bastante significativos. Mas as últimas transformações têm se pautado mais fortemente nos avanços tecnológicos provenientes da computação e das comunicações. Também, em função destas convergências, o conhecimento tem sido reconhecido como um dos principais atuais recursos econômicos e gerador de vantagem competitiva, despertando assim o seu interesse pelos gestores das organizações.

Sob a influência destas mudanças, novas formas de gestão têm permitido que as empresas aproveitem as novas oportunidades e/ou a manterem-se perante ambientes cada vez mais hiper-competitivos. Sob esta óptica, vários autores têm estudado sobre como as organizações se comportam visando novas formas de gestão pautando-se nas vantagens que o conhecimento pode originar. Assim, reconhecendo que a tecnologia influencia estas mudanças, também se espera que ela esteja bastante presente nestas novas formas de gestão, em especial a gestão do conhecimento.

Portanto, diante deste novo ambiente de mudanças sociais, que influência e papéis as relações entre a tecnologia, o conhecimento e as novas formas de gestão ocorrem nas atividades das organizações?

2. Referencial Teórico

Tecnologia e transformações sociais históricas

        Desde a existência dos primeiros hominídeos, diante da competição por sobreviver e multiplicar-se em meio às varias espécies, a humanidade conseguiu prosperar hegemonicamente (BLAINEY, 2004). As ações humanas, individuais ou coletivas, ampliadas e amplificadas pelas técnicas e tecnologias desenvolvidas com base na aplicação da própria capacidade de criar e transferir o conhecimento adquirido, alteraram favoravelmente as condições do meio permitindo sua evolução até os dias atuais.

De forma contínua, porém com inúmeras frentes simultâneas, a humanidade segue em busca do atendimento de suas diversas necessidades atravessando e ditando períodos históricos. O impacto da tecnologia na História é objeto de estudo há algum tempo. Heilbroner (1967), em seus ensaios sobre o tema, afirma que, ao longo das gerações, as maiores restrições para tais evoluções estão ligadas à capacidade tecnológica de seu tempo ou, em outras palavras, às restrições relativas ao conhecimento acumulado e utilizado até o momento. Ou seja, observam-se interações entre as ações humanas, sua organização social em evolução, a tecnologia aplicada e o conhecimento explorado.

Dentre as eras estudadas pela História, a revolução industrial foi uma das que produziu transformações profundas no modo de vida das pessoas. A aceleração da utilização da tecnologia, combinada às novas formas de organização para produção de bens, alterou a forma pela qual a sociedade se organizava. Esta forma de organização social exigiu a sistematização do conhecimento com a criação de estruturas para educação em massa (EBOLI et al, 2010).

        Desde então, mais alguns ciclos de transformações históricas se passaram, mas desde a década de 1990, o anúncio de mais uma profunda transição entre eras vêm sendo realizado por alguns autores. Drucker (2002) descreve este período como uma sociedade pós-capitalista, cujas transformações não ocorrem mais somente no mundo ocidental, mas sim de maneira global envolvendo também o oriente. Ressalta ainda que o início das mudanças ocorreu com o enfraquecimento do marxismo e que a nova sociedade se utiliza dos livres mercados para integrar a economia. Também afirma que o conhecimento tem se tornado o mais importante meio de produção e que a criação de valor ocorre principalmente por meio da produtividade e da inovação, ou seja, da aplicação do conhecimento ao trabalho. Completa afirmando a existência de uma nova dicotomia de valores: os preocupados com as idéias e os preocupados com as pessoas e o trabalho. Sobre os impactos das mudanças, afirma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com