TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações gerais sobre o SGBD (sistema de gerenciamento de banco de dados)

Projeto de pesquisa: Informações gerais sobre o SGBD (sistema de gerenciamento de banco de dados). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

PLANEJAMENTO NOSSA LOCADORA DE LIVROS

PELOTAS

NOVEMBRO - 2012

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para os conceitos das disciplinas estudadas.

Professores: Polyanna P. Gomes

Luis Claudio Perini

Roberto Nishimura

Anderson Macedo

Da turma 2º SEMESTRE

Turno: Noite

Do curso de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Pólo - Pelotas

Rio Grande do Sul - 16 de novembro de 2012.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

OBJETIVO: 4

DESENVOLVIMENTO 5

UML 5

Entendendo o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) 5

Vantagens da utilização de um SGBD 7

CONCLUSÃO: 8

REFERENCIAS: 9

ANEXOS – 1 10

ANEXOS – 2 11

ANEXOS – 3 11

INTRODUÇÃO

Neste trabalho de Planejamento de Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação de uma Organização. Iremos abordar a empresa cujo ramo é de Locadora de Livros, o qual começou em 1991, pela leitora Iracema, a mesma gostava de lê, e daí fora comprando livros e mais livros por gostar de ler, com o tempo foi percebendo que aumentava seu acervo de livros e percebendo também que os livros aumentara cada vez mais os valores, de acordo com os gêneros, então teve a ideia de dividir seus livros no intuito de compartilhar e dando oportunidade de lerem e gostarem mais da leitura, então em 1991 surgiu a Histórias e Estórias. Com grande acervo de mais de 13 mil livros. Nós, da Tecnologia de Informação, iremos apresentar em forma de gráficos e tabelas, a visão, rendimentos, estoque, controle e qualidade. Faremos nosso trabalho com base calculada e finalizando um ou mais sistema apropriado para esta Organização.

A Locadora de Livros tem como visão de crescimento, aprimorar cada vez o melhor atendimento mediante ao que iremos apresentar aqui.

OBJETIVO:

O objetivo da Nossa Locadora de Livros é satisfazer nossos clientes, no atendimento, no relacionamento cliente e funcionários, controle de entregas e boa qualidade nos livros, com ótimos conteúdos, vários gêneros os quais possibilitem o desejo de buscar mais e mais sobre a leitura e locar variações de gêneros com descontos de alguns gêneros.

Sendo que, se locar um gênero fictício recebe desconto em outro livro com menos frequência de saída, assim estimulando ainda mais o interesse de lê sobre aquele gênero o qual não houvera lido, ou mesmo descoberto sobre este gênero de livro.

DESENVOLVIMENTO

Buscando desenvolver uma ferramenta de apoio de gestão de locação de livros, e analisado o cenário ideal para o entendimento da proposta, baseados nos principais conceitos sobre sistemas de informação, programação e construção de algoritmos desenvolvemos um algoritmo capaz de atender a proposta da ferramenta de gestão da locadora de livros. Esse processo conceitual, lógico e descritivo contribui para o entendimento e definição da execução das etapas de elaboração da ferramenta. Fazemos-nos valer aqui do conhecimento adquirido nas aulas de linguagens de programação para atingir os objetivos propostos. Como ferramenta de desenvolvimento estará nos valendo o uso dos programas Brmodelo e Astah.

Mas nossa proposta é apenas acenar para a capacidade da ferramenta em questão no apoio didático de aprendizagem que nos foi proposto dentro curso. Procuramos de forma singela elaborar um algoritmo que simula uma parte de um sistema de gestão de locação de livros em desenvolvimento, com suas primeiras etapas de implantação.

UML

A UML (Linguagem de Modelagem Unificada) caracteriza-se como uma linguagem de modelagem de terceira geração. A UML não diz o que você deve fazer, portanto ela não pode ser definida como uma metodologia de desenvolvimento, seu objetivo é auxiliar na visualização, no desenho e na comunicação entre objetos de um software ou sistema. A UML permite aos desenvolvedores visualizem os artefatos, caracterizado neste contexto como digramas, gerados pelo processo de desenvolvimento de software. A linguagem possui uma notação gráfica independente de qualquer tipo de processos que venha a ser utilizado.

Entendendo o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

Para entender o que é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), é necessário saber que um banco de dados é um espaço onde dados ou informações estão alojados de forma organizada. Uma agenda, uma lista telefônica, um dicionário podem perfeitamente ser tratados como um banco de dados pelo fato de que possuem uma quantidade relevante de informações dispostas de maneira “gerenciável”.

Na área da informática, esse conceito é utilizado para que as entradas e saídas de um programa possam ser bem aproveitadas, utilizando-se uma estrutura que organize dados e informações que possam ser facilmente recuperados.

Um banco de dados eletrônico – tecnicamente conhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com