TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inivação no Contesto Empresarial

Por:   •  3/7/2016  •  Dissertação  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  1.393 Visualizações

Página 1 de 6

Unidade 04 – Inovação como Estratégia Empresarial – o caminho da competitividade

ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO

Estratégias de Inovação

Hoje, com uma economia global, aumentar a participação no mercado é determinada por seis variáveis críticas: produtividade, qualidade, preço, flexibilidade, tempo apropriado e marketing.

As estratégias de inovação dependem dos elementos que configuram as estruturas de mercado e os padrões de concorrência, além dos fatores relativos às políticas públicas.

São, basicamente, seis tipos distintos de estratégias:

Estratégia

Definição

Ofensiva

[pic 1]

Poucas empresas utilizam esta estratégia, geralmente na busca por liderança de mercado. É característica da pequena empresa, pela necessidade de velocidade e capacitação elevadas. Muitas vezes requer a valorização da proteção de patentes. O RH é altamente qualificado.

Um exemplo de estratégia ofensiva é o da empresa Gillete, cujos produtos da linha recarregáveis, descartáveis e de higiene são confundidos com o próprio nome da marca da empresa.

Defensiva

[pic 2]

As empresas aproveitam-se dos erros de pioneiros, lançando seus produtos pouquíssimo tempo depois de seus concorrentes. São favoráveis à incorporação de inovações, desde que desenvolvidas com custos inferiores. Elas procuram defender as suas cotas de mercado.

Um exemplo de utilização de estratégia defensiva foi o lançamento do Chocottone pela empresa Visconti, que fabrica pães e bolos, aproveitando-se do lançamento de novos produtos de suas principais concorrentes.

Imitadora

[pic 3]

As empresas que usam esta estratégia apóiam-se em custos inferiores de produção ou em vantagens organizacionais em relação aos concorrentes. Acompanham os líderes à distância.

Um exemplo de estratégia imitadora, são as empresas que lançam produtos com nomes semelhantes às marcas famosas, como as imitações da linha de produtos da Ray-Ban.

Dependente

[pic 4]

Normalmente, são empresas subcontratadas que respondem às flutuações que afetam as empresas contratantes. Também se diz estratégia de inovação de mútua dependência, entre o contratante e o contratado. Inovam, principalmente, a partir de especificações técnicas que são geradas pelas contratantes.

Um exemplo é a empresa Faurecia, altamente inovadora, que produz bancos de automóveis a partir de especificações técnicas dadas pelas montadoras de automóveis.

Tradicional

[pic 5]

São empresas que mantêm seus produtos-chave originais e imutáveis. Inovam na diversificação, criando novos produtos em torno do produto original.

Um exemplo de estratégia tradicional é a empresa Perfumarias Phebo S/A, com o sabonete Phebo, desenvolvido e vendido no Brasil desde a década de 30. Mesmo com a venda da empresa para grandes grupos, o sabonete permanece com as essências originais características da marca.

Oportunista

[pic 6]

São empresas que atuam em espaços de mercado específicos e particulares, descobrindo nichos antes não atendidos.

Um exemplo de estratégia oportunista é o da empresa Suprasoy, que possui uma linha de produtos (barras de cereais, alimentos em pó) sem lactose, com alto valor protéico e a base de soja, lançada para um público que se beneficia de suas propriedades (mulheres e intolerantes a lactose).

ATIVIDADE 1

De acordo com o apresentado na Tabela anterior, complete a Tabela abaixo, indicando, no mínimo, 3 exemplos de empresas para cada tipo de estratégia de inovação.

Estratégia

Exemplos

Ofensiva

3 M

Toyota

Pepsi

Johnson &

Johnson

Sony

Defensiva

Lacta (Mondelez)

Coca- Cola

Havaianas

Laticínios Catupiry

Omo (Unilever)

Imitadora

Assolan

Ype (Química Aparo)

Laticínios Skala

Laticínios Quatá

Dependente

Grupo Engeforte

Grupo Simoldes

Dana

TRW

Tradicional

Bom Bril

Sabão Ype

Leite Moça

Leite Ninho

Biotômico

Oportunista

Brahma Zero

Coca-Cola Life (Stevia)

Pipoca microondas sabores Elma Chips

Pão Pullman

15 grãos

Sorvete Molico

ATIVIDADE 2

Leia com atenção o Estudo de caso abaixo e a seguir responda as questões.

Estudo de Caso – O Sabor do Sucesso

A gastronomia sul-mato-grossense é recheada de sabores, aromas e tons. Especialidades da cultura indígena, das culinárias paraguaia, boliviana e dos vários estados brasileiros compõem a diversidade da alimentação. Getúlio Takahashi, filho de uma família de agricultores, inspirou-se nesse cenário para investir em um restaurante especializado em comida japonesa, o Yakiniku.

Mesmo fazendo sucesso, Getúlio percebeu que o mercado local estava mudando e exigia uma postura mais profissional dos empresários da cidade. Ele precisava conhecer melhor os processos de sua empresa.

Atendendo às necessidades de adequação às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), implantou melhorias significativas na higiene e manipulação de alimentos, além de capacitar seus colaboradores no preparo dos alimentos, chegando até a mudar o layout e aperfeiçoar a logística de sua cozinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (98.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com