TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contesto Empresarial 1º Semestre Ciências Contábeis

Exames: O Contesto Empresarial 1º Semestre Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 7

1.INTRODUÇÃO

O presente portfólio apresentará conceitos e relações do contexto empresarial, bem como, sua íntegra participação nas funções administrativas e as mudanças que vem ocorrendo ao longo dos anos no mercado de trabalho que abrangem prioritariamente a análise de tal mercado, sua demanda de oferta, equilíbrio e a contabilidade social, como ferramenta de informação para a responsabilidade social como um todo.

Contudo, percebe-se que a Globalização começou a influenciar os mercados

devido a grande concorrência em escalas mundiais, onde analisar e conhecer todos os pequenos detalhes do negocio tornou-se fundamental para a sobrevivências das empresas, daí então é que torna-se notória a importância da Contabilidade de Custos denominada uma novidade nos tempos modernos conforme afirma MARTINS (2003) que, até a Revolução Industrial, quase só existia a Contabilidade Financeira ou Geral como era conhecida.

Este mercado mundial obrigou as empresas a criar novos sistemas de custeio para superar os novos desafios do mundo globalizado, conhecer e desmiuçar os sistemas de produção de produtos e serviço, desenvolver ferramentas que possibilitem melhor produção, distribuição e rentabilidade.

2.DESENVOLVIMENTO

A função administrativa está relacionada com a maneira pelas quais os objetivos devem ser alcançados através das atividades das pessoas que compõem a organização. O planejamento serve para definir osobjetivos, traçar as estratégias para alcançá-los e estabelecer o plano de ação. A organização serve para estruturar as pessoas e recursos de maneira à se trabalhar de forma organizada e racional. A direção mostra os rumos edinamiza as pessoas para que utilizem os recursos da melhor maneira possível. Por fim, o controle serve para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo.

A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.

Desta forma, o termo Patrimônio significa, a princípio, o conjunto de Bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se de valores a receber. Para a Contabilidade esses valores a receber são denominados de Direitos.

Relacionando-se apenas os Bens e os Direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. Faz-se necessário evidenciar as Obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Em contabilidade a palavra Patrimônio tem sentido amplo: de um lado temos o conjunto de Bens e Direitos de uma pessoa ou empresa e de outro lado as obrigações a serem pagas.

O patrimonialismo é uma corrente científica da contabilidade que teve como principal expoente o italiano Vincenzo Masi, professor da cidade de Bolonha, que defendeu o patrimônio como o objeto de estudo da ciência contábil desde 1923. Em 1929, no VI Congresso Internacional de Contabilidade realizado em Barcelona (Espanha), o professor Francisco D'Áuria defendeu o princípio patrimonialista, implantando-o nos sistemas contábeis. A tese patrimonialista ganhou grandes números de adeptos no Brasil, tendo como chefe o eminente professor D'Áuria. Desta forma, a doutrina patrimonialista defende os princípios estático e dinâmico da riqueza.

Para a análise de mercado percebe-se que é sempre um investimento, mesmo que o seu retorno seja a longo prazo. Contudo, ela é fundamental para que o empreendedor tenha um bom desempenho nas diversas fases do seu negócio. Mais do que elaborar e aplicar um questionário, a pesquisa é um procedimento técnico que envolve as etapas de planejamento, implementação, tratamento dos dados, análise e interpretação.

No entanto, demanda é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidade procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas vão ser iguais às quantidades procuradas é o preço de equilíbrio.

A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais.

Desta forma, quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, conseqüentemente, os preços dos produtos, fazendo assim com que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo igualdade entre oferta e demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores e os consumidores.

Na economia as estruturas de mercado ou formas de mercado descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. Às vezes as condições para a deter poder de mercado são restritas, existindo poucos mercados com o pleno poder. Portanto algumas estruturas podem servir somente como ponto de referência para avaliar outros mercados no mundo real.

Segundo Rossetti (1995:18), Contabilidade Social é uma técnica de registro e de mensuração de um conjunto interligado de grandezas e de variáveis definidas pela Ciência Econômica. E, com efeito, uma forma especial de estatística expressam os montantes das transações econômicas verificadas em determinada economia nacional.

Percebe-se de tal maneira, que é extremamente grande a responsabilidade social da informação contábil em face da sociedade humana. Existem, todavia, segundo Sá (2001), diversas utilidades da informação e algumas são de tal maneira específica, que a forma de conceituá-las nem sempre tem sido a melhor. Ele entende que, na área do inadequado conceitualmente, esteja, ainda, a denominação Contabilidade Social.

Para que a Contabilidade Social consiga sua efetivação e êxito, é preciso que a organização adote uma gestão participativa, envolvente e comprometida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com