TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação tecnológica

Projeto de pesquisa: Inovação tecnológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O ser humano permuta constantemente com a natureza e dela obtém subsídios para manter todas as funções vitais satisfatoriamente. Energia e nutrientes necessários são obtidos em condições normais, através dos alimentos a fim de manter o balanço do estado nutricional. Nem sempre, porém, as condições fisiológicas dos seres humanos estão em condições de normalidade para uma nutrição normal física. A utilização da nutrição enteral existe para facilitar o processo alimentar e nutricional, pois esta especialidade é o ramo da nutrição que nos possibilita atender os casos especiais dos doentes graves Hospitalizados, que não podem alimentar-se por via oral.

Sondagem nasogastrica, especialidade de apoio no manuseio terapêutico, presente no cotidiano dos profissionais da área de nutrição atuantes em hospitais, vêm se firmando cada vez mais como uma prática no cuidado e recuperação do doente especial submetido a este tratamento, fazendo uso de fórmulas industrializadas, também denominadas fórmulas enterais Esta terapia consiste em um conjunto de procedimentos terapêuticos empregados na manutenção ou recuperação do estado nutricional e no restabelecimento da saúde geral do

paciente, através de sondas nasogástricas ou similares.

A indicação deste procedimento justifica-se nas questões de risco de desnutrição e ingestão oral inadequada ou prejudicada.

O uso desta terapia em hospitais com níveis especializados de atendimento,

necessitam do trabalho integrado das equipe multiprofissionais, todos diretamente ligados aos cuidados do usuário com o intuito de restabelecer sua saúde. A integração dos vários saberes é que possibilita qualificar o atendimento e as relações de trabalho objetivando atingir

a pronta recuperação do doente.

O hospital é um complexo drama de atos, de procedimentos, de fluxos, de rotinas, de saberes num processo dialético de complementação, mas também, de disputa, que vão compondo o que entendemos como cuidado em saúde. A maior ou menor integralidade de atenção recebida resulta, em boa medida, da forma como se articulam as práticas dos trabalhadores do hospital (MERHY, et al 2003).

Como em todas as demais atividades de cuidado à saúde, em particular quando produzidas e consumidas no interior de serviços com a complexidade dos hospitais no sistema de saúde, as atividades da nutrição e, em particular, o acompanhamento e controle das ações de nutrição enteral, exigem recursos tecnológicos (saberes estruturados, tecnologias e equipamentos) que nem sempre estão disponíveis. A disponibilidade de conhecimentos especializados e informações oportunas, sólidas e capazes de identificar e acompanhar o estado nutricional dos doentes submetidos aos procedimentos produzidos num serviço com a densidade tecnológica de um hospital de pronto socorro é um dos problemas que estão presentes no dia-a-dia do trabalho da equipe. Este problema pode ser solucionado quando houver disponibilidade de recursos tecnológicos que estimulem a produção do cuidado de forma a agregar, qualidade no atendimento, agilidade na elaboração do planejamento de intervenção e o estímulo à criatividade para melhorar as práticas diárias do trabalho.

O serviço de Nutrição depende, para agilizar o seu processo, de tecnologias de informação, e estas quando implementadas, permitem aos profissionais esquecer os cálculos realizados manualmente sempre tediosos, cansativos e morosos, propiciando maior celeridade no atendimento ao doente.

As inovações tecnológicas e os estudos científicos, beneficiados pela tecnologia da informação, trazem vantagens na aquisição de novos conhecimentos terapêuticos, tornando o campo de atuação da nutricionista mais amplo e eficiente permitindo ao profissional uma disponibilidade maior para coletar as informações necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho o que promoverá um trabalho qualificado e resolutivo com eficiência e eficácia. A necessidade de obtenção de informações em saúde de maneira confiável e ágil é algo fundamental para o funcionamento do sistema, tanto que, nas propostas preliminares da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde é sugerido que a “informação e a

informática em saúde sejam tratadas como macro função estratégica de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)” e, dessa maneira, tendo por objetivo “romper a visão meramente instrumental deste campo, o que é essencial para o contínuo aperfeiçoamento da política de saúde no país” (BRASIL, 2003, p.7)

No contexto de um ambiente hospitalar, a obtenção de informações e conhecimentos pode ser uma ferramenta importante para organizar o trabalho de assistência e de gestão. Pesquisas sobre a organização do trabalho no interior do hospital têm mostrado que um dos grandes desafios para a gestão dos diversos processos de trabalho é vencer a extrema fragmentação produzida pela especialização técnica dos procedimentos e das capacidades dos profissionais. Diante desse panorama impõe-se reconhecer as necessidades dos usuários e transpor os obstáculos do dia-a-dia construindo uma relação de eficiência e resolutividade, buscando um atendimento que deve consistir na união das várias práticas, sintetizando harmonizando as atividades do grupo evitando desperdício de tempo e material, pois desta forma, o agir individual somado ao fazer coletivo, transpõem as barreiras que entravam um serviço verdadeiramente eficiente, fatores que somente se obtém através das intenções, desejos e dedicação dos profissionais envolvidos na atenção à saúde, aliado aos subsídios alcançados pela disponibilidade das informações instantâneas fornecidas pela informática. Levando em consideração os dois pontos de vista, podemos utilizar os dizeres de Merhy (2003):

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com