TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçaõ adm

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

1. Defina Administração.

R: Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por intermédio de um arranjo convergente (de outras pessoas e outros recursos organizacionais).

2. Qual a diferença entre empresa e organização?

R: Empresa é uma organização com objetivo de lucro e Organização não possui, necessariamente, objetivo de lucro, porém, necessita obter receita para fazer frente às despesas.

3. O biólogo Ludwig von Bertalanffy (1950) introduziu a Teoria Geral dos Sistemas. No campo das organizações, as empresas podem ser interpretadas como sistemas abertos. Explique este conceito, abordando a representação gráfica de sistemas, bem como a noção de ambientes e como eles influenciam as organizações.

R: As organizações são vistas como sistemas abertos compostos de diferentes partes inter-relacionadas, as quais operam no andamento dos objetivos comuns. Este sistema é caracterizado não pelas suas partes, mas sim pelas inter-relações existentes entre elas. O sistema é visto como um todo. O feedback seja ele positivo ou negativo é o motor da evolução da organização.

4. Quais são os níveis organizacionais? Explique suas distinções em função de sua perspectiva de atuação temporal, quanto ao nível estratégico das decisões e quanto ao tipo de habilidades predominantes em cada nível.

R: Niveis organizacionais: Estratégico (Institucional), Tático e Operacional.

ESTRATÉGICO

TÁTICO

OPERACIONAL

DISTINÇÕES (Nível de Decisões)

Formulação das politicas globais

Elaboração de planos e programas específicos

Execução de rotinas e procedimentos

HABILIDADES PREDOMINANTES

Habilidade Conceitual: conhecimento especifico e especializado

Habilidade Humana: capacidade de trabalhar em equipe, de compreender as necessidades e motivações humanas.

Habilidade Técnica: capacidade de enxergar o conjunto, a complexidade e compreender a organização como um conjunto complexo e dinâmico.

5. O que é alinhamento organizacional?

R: é o alinhamento de todos os setores, pessoas e níveis hierárquicos de uma empresa, ou seja, a sintonia de tudo e todos em busca da missão, visão e objetivos estratégicos da organização.

6. Defina e diferencie eficiência, eficácia e efetividade.

R: Eficiência é a capacidade que uma pessoa tem de fazer bem e corretamente todas as coisas. Seguindo todos os processos e alcançando os objetivos.

Eficácia é a capacidade que uma pessoa tem em alcançar os objetivos e resultados de maneira criativa, nem sempre seguindo o fluxo correto, porém sempre alcançando os objetivos.

Efetividade é a capacidade que uma pessoa tem de ser eficaz e eficiente, ou seja, utilizar bem os recursos e ao mesmo tempo fazer a coisa certa.

7. Quais as etapas do processo administrativo? Defina cada uma delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com