TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a ADM, exercício

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

1) Os 6 desafios das páginas 15-16 são encontrados atualmente? Justifique.

        Sim, são encontrados os 6: crescimento, concorrência, sofisticação da tecnologia, altas taxas de inflação, globalização da economia e internacionalização dos negócios e visibilidade maior das organizações. Lembrando que, algum desses fatores são distintos dependendo das empresas na qual estamos observando. Empresas menores provavelmente terá um crescimento menos expressivo do que grandes empresas; Concorrência pode diferenciar dependendo do serviço prestado pela organização; Tecnologia apesar de ser encontrado hoje, está em processo de inovação cada vez mais. Dependendo do porte da organização e o seu financeiro, pode possuir uma sofisticação maior ou menor; Taxas elevadas de inflação é normal em nosso cotidiano, e isso irá continuar de forma crescente; Globalização e Internacionalização são encontrados, já que empresas procuram se estabelecer em outros locais com a visão de crescimento dos seus negócios; Visibilidade das empresas podemos observar principalmente em negócios grandes, no qual se sobressaem em relação as outras do mesmo ramo. No Brasil temos alguns exemplos de empresas nacionais que conseguiram crescer e ‘aparecer’, como a Cacau Show. Empresas regionais, como a ‘Pé de Fruta’ também se sobressaiu em relação a qualidade de seus produtos orgânicos.

2) Os desafios enfrentados na atualidade pelas organizações são mais complexos do que aqueles enfrentados nas décadas anteriores? Justifique.

        Depende. Os desafios são maiores levando em consideração o desenvolvimento rápido das áreas adjacentes (multidisciplinaridade da Administração, que envolve diversas áreas), mas temos que levar em conta que cada época possui suas dificuldades. Anos atrás poderíamos afirmar que a tecnologia, por exemplo, não era algo tão importante comparado à hoje, que é quase imprescindível para uma empresa. Pode ser que os problemas de ontem não seja o de hoje ou de amanhã, ou também possa ser que seja um desafio contínuo, em que independente da época, será encontrado pelos empreendedores. Nós acabamos nos adaptando à época em que nascemos e crescemos, portanto, em boa parte das vezes já sabemos lidar com aqueles problemas pertinentes à nossa década. Caso exista alguma evolução em determinada área, uma mudança significativa, você terá que aprender qual a melhor forma de lidar com aquela determinada dificuldade.

3) Inicialmente, Marcelo deveria fazer um estudo sobre a estrutura do departamento para conseguir visualizar as tarefas, tecnologias e pessoas envolvidas. Após isto, poderia observar o contexto ambiental, algo importante que influencia no trabalho de sua equipe. Por último, ir se moldando a sua equipe, já que para uma pessoa sem experiência nessa vertente e que também não conhece bem seus colegas de trabalho é fundamental conhece-los para definir qual a melhor forma para lidar com seus subordinados, sua equipe, e como deve fazer para que exista competição de forma saudável. Também é bom lembrar que cada funcionário tem suas qualidades, algo que o superior pode tirar aproveito e fazer que tanto o funcionário, quanto a equipe e empresa cresça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com