TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Teoria da Administração

Por:   •  8/10/2018  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução a Teoria da Administração

Souza, Karícia

 Ideias Centrais

  • História da administração científica;
  • Formas para melhorar a produção;
  • Dizer como era antes e como foi depois de Taylor;

2 Síntese

A abordagem básica da Escola da Administração Científica se baseia nas tarefas e tem como objetivo aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos são a observação e a mensuração (medir, verificar, calcular). A preocupação de Frederick Taylor (fundador da moderna TGA) foi eliminar os desperdícios e perdas sofridas pelas indústrias e elevar a produtividade por meio dos métodos.

Na época, vigorava o sistema de pagamentos por peça ou por tarefa, assim, tanto os patrões quanto os empregados queriam ganhar vantagem. Isso levou Taylor a estudar o caso para resolver o problema. Ele foi para dentro das indústrias e observou os operários. Verificou que o operário que produzia mais, recebia o mesmo salário de outro que produzia menos, o que fazia com que o melhor funcionário se acomodasse e produzisse menos, daí a necessidade de criar condições de pagar mais a quem produzir maior quantidade. Taylor percebeu que para maior produção uma só técnica deve ser adotada, substituindo métodos rudimentares pelos científicos (Organização Racional do Trabalho). A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos: Analise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Desenho de cargos e tarefas; Incentivos salariais e prêmios de produção; Conceito de homem econômico; Condições de trabalho; Padronização; Supervisão funcional.

Principais princípios definidos pelos autores da administração cientifica:

  • Taylor: planejar, preparar, controlar e executar
  • Emerson: traçar um plano definido de acordo com os objetivos, bom senso, orientar e supervisionar, disciplina, justiça social, normas padronizadas, incentivos
  • Ford: Intensificação, economia, produtividade.

A administração científica estudou os períodos de descanso durante o dia para que o empregado não chegue a exaustão.

3 Aplicação prática

Pode ser aplicado na minha empresa o conceito de que o salário deve ser proporcional ao tanto que se trabalha, para que seja justo com todos. Poderia também ser substituído algumas formas de trabalho, para que todas as pessoas que trabalham na empresa se sintam felizes e inspiradas , pois saberão que estão sendo remuneradas pelo seu esforço e que trabalha da melhor forma que consegue , mas dentro de seu limite . Outro contexto que poderia ser colocado em pratica é o da supervisão funcional, para que sempre tenha alguém olhando e ajudando para que todos façam um trabalho correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com