TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Contabilidade e Patrimônio.

Por:   •  30/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

                             Introdução à Contabilidade e Patrimônio.

     

      Contabilidade é a ciência que estuda e interpreta os registros dos fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. A Contabilidade iniciou-se empiricamente e só foi reconhecida como ciência propriamente dita no início do século XIX, mas seu fundador da antiguidade foi Luca Pacioli.

      O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro. Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe. Os bens e direitos formam o ativo. As obrigações, o passivo exigível (ou simplesmente passivo).

      Ainda nas primeiras aulas vimos a história dos números arábicos, pesquisamos um pouco mais sobre o assunto, conseguimos algo a mais do que foi dado em sala de aula. Os números como os conhecemos hoje são Algarismos Arábicos, e foram trazidos da Índia para o Ocidente e por isto também são chamados indo-arábicos.

      Foram criados por Abu Abdullah Muhammad Ibn Musa al-Khwarizmi (778 (?) - 846).
Al-Khwarizmi nasceu na região central da Ásia, onde hoje está localizado o Uzbequistão. Posteriormente emigrou para Bagdá, onde trabalhou na “Casa da Sabedoria” como matemático durante a era áurea da ciência islâmica.

      Os comerciantes usavam para enganar o governo romano na época de seu reinado, foi um modo que os comerciantes usaram para enganar os cobradores de impostos, e deste modo eles pagavam bem menos impostos foi a primeira forma de sonegação de imposto, já que o povo romano não sabiam o porque dos sinais e oque significavam.

Etapa 2

                             Demonstração Financeira e  Balanço Patrimonial.

      O objetivo das demonstrações financeiras é o de proporcionar informação fiável acerca da posição financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa de uma determinada entidade que seja útil a uma vasta gama de utentes nas respectivas tomadas de decisões económicas, permitindo, simultaneamente, mostrar os resultados da gestão por parte dos gerentes dos recursos que lhes foram confiados e colocados à disposição. Para satisfazer este objetivos, as demonstrações financeiras proporcionam informação acerca dos ativos, passivos, capital próprio, rendimentos e gastos e outras alterações do capital próprio e ainda acerca dos fluxos de caixa. Estas informações, contidas em mapas como o balanço, a demonstração de resultados, a demonstração de alterações no capital próprio e a demonstração de fluxos de caixa, juntamente com informação contida nas notas, ajudam os utentes das demonstrações financeiras a prever os futuros fluxos de caixa da entidade e a sua tempestividade e grau de incerteza.

      O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da própria empresa.

      O balanço Patrimonial se divide em três elementos:

Ativos: são os recursos da empresa capazes de gerar fluxo de caixa e são representados por bens e direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com