TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jose ADM

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 8

Tema 1 e 2

Fundamentos Teóricos – Desafios para o gestor contemporâneo

Na busca pela eficiência e eficácia, as organizações precisam compreender tanto o ambiente interno quanto o externo para a mudança de processos, onde não basta apenas conhecimento, mas sim compartilhamento do conhecimento.

Toda mudança deve ser definida, identificando o estado atual e qual mudança desejada, momento de planejar a ação.

Mudança exige comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos entre todos os envolvidos, pois, quando é individual é simples e muito rápida, quando feita em grupo os processos são maiores, pois incluem aspectos motivacionais que impulsionam as ações e determina o comportamento do individuo, o individuo é possuidor de habilidades que quando estimuladas contribui para o grupo, é necessário à presença de um líder que estimulará os resultados por parte de todos os envolvidos.

Mudança é a palavra de ordem para transformações em melhoria contínua nos processos fabris, serviços e administração, quando identificada e devidamente implantada.

O conhecimento está no mundo todo e está com aqueles que souberem criar, adquirir, gerenciar. Transformar e propagar, agregando valores aos produtos e serviços garantindo a vantagem competitiva, pode ser desenvolvido individualmente, mas dentro da organização é preciso o envolvimento de todos partindo da gerencia.

Evolução História da Administração

*Na primeira Revolução Industrial teve inicio com a máquina a vapor onde houve a mecanização da indústria e da agricultura.

*Na segunda Revolução Industrial o trabalhador teve que especializar por conta da automação das máquinas, na busca pela eficiência e competitividade.

*Com o crescimento desordenado, administrado por improviso, o conhecimento entrou na vida industrial pelas Teorias da Administração, divididas em Administração Científica e Teoria Clássica da administração.

Administração Científica= Estudos focados no chão de fábrica, nas tarefas, na racionalização e organização do trabalho.

Teoria Clássica da administração= Centrada no desempenho organizacional considerava a estrutura e ou departamentalização.

*Abordagem das relações humanas= O homem, o grupo suas inter-relações eram vitais para os resultados buscados pelas organizações.

*Teoria Estruturalista= Trata-se das junções de aspectos formais e informais

* Abordagem Comportamentalista= Concentra-se na análise do individuo, como decisão, motivação, conflito.

* Teoria Geral dos Sistemas= Envolve Teoria geral dos sistemas e Teoria da contingência.

Teoria Geral dos Sistemas (TGS) = Composto por três elementos (Entradas, processos, Saídas).

Teoria da Contingência= Reúne conceitos sistemas sobre a interdependência e da natureza orgânica da organização, busca unir teoria e prática.

* Teoria Neoclássica= baseia-se no que há de melhor em cada uma das teorias anteriores.

* Administração por objetivos= Peter Drucker, o pai da APO, visa motivar o desempenho de todos os envolvidos no processo.

*Desenvolvimento Organizacional = Surgiu com o conjunto de ideias a respeito do homem, da organização e do ambiente para facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações, considera quatro Variáveis (meio ambiente, organização, grupo social, individuo), une duas tendências individuo e a empresa alinhando metas dos indivíduos com os da empresa conquistando comprometimento e participação de todos no processo de mudanças.

Atualmente as organizações lidam com números infindáveis de dados e informações que são processados, analisados e transformam informações em conhecimento.

Mudança Organizacional

Globalização= interdependência dos países e das pessoas, alem da uniformização de padrões. Chamado de terceira revolução tecnológica.

O dinamismo tem obrigado as empresas a diferenciar seus produtos, é preciso mudar para se adaptar as novas demandas, antes porem é necessário estar preparada para:

  • Mudar a ordem existente
  • Melhorar sua eficiência
  • Nível de alcance de seus objetivos.

É necessária alta estabilidade para implantar mudanças, caso contrário poderá causar grande estresse nos envolvidos.

O agente de mudança é o primeiro elemento por ser considerado o responsável por detectar se a mudança deve ser realizada, a habilidade e ferramentas a serem utilizadas e a administração do estresses.

Paradigmas

Essa inovação de teorias chamamos de paradigmas.

Paradigma serve para indicar modelo ou padrão, que servem como marco de referencia.

Paradigmas são teorias dominantes num certo período.

Processos

É um conjunto de atividades que transforma insumos (input ou entrada), agregando valores (processos), a fim de produzir produto ou serviços (output ou saída).

São dinâmicos e constantemente redesenhados de acordo com as mudanças do ambiente e da necessidade do cliente.

Contudo a compreensão e o gerenciamento dos processos não são tarefa fácil, para obter a melhoria dos processos é preciso entender quais e como funcionam vários processos existentes, esse entendimento é que vai garantir a vantagem competitiva.

A organização é o conjunto de vários processos que podem ser:

  • Internos (todo o processo no mesmo local)
  • Externos (quando parte ou total é realizado em outra empresa)
  • Processos chaves ou primários (Essenciais para todas as empresas e com valor ao cliente).  

Logística/ Operações/Logística externa/Marketing e vendas/Serviços

  • Processos de apoio (Em função do processo chaves ou primários)

Infraestrutura da empresa/gerência de RH/Desenvolvimento e tecnologia/Aquisição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com