TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DE VARIÁVEIS PARA EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM RELAÇÃO AO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MINISTRADO EM VOLTA REDONDA

Por:   •  11/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.690 Palavras (11 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Clarisse de Fatima da Silva Hilario

Santiago Roberto Ferreira da Silva

Vitória Palmeira Maia

Levantamento de variáveis para evasão na Universidade Federal Fluminense em relação ao curso de Administração de Empresas ministrado em Volta Redonda

Volta Redonda/RJ

2018

CLARISSE DE FATIMA DA SILVA HILARIO

SANTIAGO ROBERTO FERREIRA DA SILVA

VITÓRIA PALMEIRA MAIA

Levantamento de variáveis para evasão na Universidade Federal Fluminense em relação ao curso de Administração de Empresas ministrado em Volta Redonda

Versão preliminar do Projeto de Pesquisa apresentada ao Curso de Administração do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense, como requisito final para a aprovação na Disciplina de Metodologia da Pesquisa.

                                                   Orientador: Prof. Dr. Ricardo Thielmann

Volta Redonda/RJ

2018

Resumo

O objetivo específico desta pesquisa destina-se a verificar as principais razões que provocam a evasão de curso dos alunos de administração da Universidade Federal Fluminense - UFF – Campus Universitário de Volta Redonda atualmente. Para análise e hipótese, serão apresentados dados importantes da evasão nas universidades públicas de todo o país, evidencializando que esta é uma questão geral que impacta a sociedade, no que tange a melhoria da qualidade de vida e oportunidades profissionais; as organizações, em relação às políticas de ingresso, vagas e processos seletivos. Através de artigos relacionados e uma pesquisa qualitativa através de entrevista com os alunos ativos, será analisado se a dificuldade em seguir com a graduação está deficiência advinda da educação básica e que dificultam a assimilar o conhecimento do ensino superior; será verificado ainda, se há algum obstáculo na integração da vida universitária ou impedimento em conciliar os estudos com a vida social ou profissional, ou entender se eles simplesmente perceberam que o curso escolhido de fato não é a carreira que pretende seguir. Com os resultados concluídos, será possível encontrar mecanismos que poderão ajudar na queda da taxa de evasão, antes e depois do ingresso às universidades.

Palavras-chave: Evasão universitária, evasão escolar, ensino superior, expansão universitária.

SUMÁRIO

1  - INTRODUÇÃO................................................................................................

04

2  - REVISÃO DA LITERATURA.......................................................................

06

21.1 DEFINIÇÃO DE EVASÃO...............................................................

06

2.2 ENSINO SUPERIOR X EDUCAÇÃO BÁSICA..............................

06

2.3 VARIAVEIS QUE MOTIVAM A EVASÃO....................................

06

2.4 COLETA DE DADOS.........................................................................

08

3 -  METODOLOGIA............................................................................................

09

3.1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...................................................

09

3.2FERRAMENTA DE PESQUISA........................................................

09

4 -  CRONOGRAMA............................................................................................

12

5 -  REFERÊNCIAS..............................................................................................

13

  1. INTRODUÇÃO

Com a expansão do ensino universitário no Brasil, através de medidas como o Plano nacional de educação (PNE), juntamente com o crescimento de matriculas pode ser observado o crescimento da evasão dentro das universidades publicas.  A evasão no ensino superior é um fenômeno social e recorrente dentro das universidades públicas, tal fenômeno torna-se um obstáculo na expansão do ensino superior de qualidade, além de levantar a questão se a universidade federal está fazendo o seu papel, visto que poucas possuem instituições possuem programas de acompanhamento e combate à evasão (CARDOSO, 2017).[pic 2]

Entende-se por alunos evadidos das universidades, aqueles que por algum motivo pediram o cancelamento da matrícula, trancaram o curso, não se inscreveram em nenhuma disciplina em determinado tempo limite da organização.

Alguns especialistas entendem por evasão, também, o processo de transferência para outro curso ou universidade (PEREIRA, 1996 Apud CARDOSO, 2017).

[pic 3]

Neste estudo, destacaremos a evasão por sistema, ou seja, discentes que desistiram ou adiaram a possibilidade de concluir o ensino superior.

Diante dessas considerações, esta pesquisa científica tem como objetivo, a partir de aspectos gerais, descobrir as principais razões que fazem com que o estado do Rio de Janeiro possua uma das maiores médias de evasão (SILVA FILHO et al. 2007 Apud RAMOS, 2013). O objetivo específico destina-se a verificar as principais razões que provocam a evasão de curso dos alunos de administração da Universidade Federal Fluminense - UFF – Campus Universitário de Volta Redonda atualmente.

A má qualidade da educação básica é o principal fator para que os estudantes despreparados evadam do ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (445.9 Kb)   docx (243.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com