TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade federal fluminense

Por:   •  16/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

TP2 dupla

Questões

1. IDENTIFIQUE e RETIRE do artigo de ENGELMANN e MADEIRA (2015), o trecho que identifica o objetivo e o argumento principal do texto. Atenção: você fará uma citação direta!  

R: O objetivo do artigo e o argumento principal do texto estudado de (ENGELMANN & MADEIRA, 2015, p.623) é analisar a emergência e consolidação da causa dos direitos humanos no Brasil nas últimas décadas. O argumento principal é que o movimento dos direitos humanos emerge, como em outros contextos da América latina, a partir da contestação do regime militar-autoritário e consolida-se a partir de marcos institucionais após a redemocratização do país. A análise do perfil das causas e dos trajetos dos principais líderes do movimento no Brasil permite afirmar que os direitos humanos transformam-se, ao longo da década de 90, em uma “causa de Estado”. Um dos indicadores mais forte dessa transformação é a articulação entre os movimentos militantes e a burocracia governamental e a expansão de programas de direitos humanos principalmente nas regiões sul, sudeste e norte.

2. APONTE quais elementos compõem o conjunto de dimensões interrelacionadas envolvidas na análise sociopolítica da construção da causa dos direitos humanos no espaço público brasileiro.

R: Segundo (ENGELMANN & MADEIRA, 2015, p.623), pode-se mencionar como relevantes, em um primeiro momento, os efeitos de conjuntura favoráveis ao ativismo internacional  e às estratégias de sobrevivência de grupos políticos frente ao regime militar. Em um segundo período, temos a proliferação do ativismo onde se destacam a defesa de apenados, grupos sociais minoritários e a proteção da infância. A agenda militante também passa a se ancorar fortemente nas duas últimas décadas em burocracias estatais especializadas na promoção de políticas públicas de direitos humanos.

3. EXPLIQUE quais os elementos que compõem o chamado “efeito de instituição” que caracterizam o Regime Militar e quais seus impactos jurídicos.

R: A edificação da “ordem jurídica” do regime militar inicia-se logo após a deposição do presidente civil João Goulart em 1964, como observado no artigo (ENGELMANN & MADEIRA, 2015, p.624) a sucessiva edição de atos institucionais e da Constituição de 1967 é orientada pela Doutrina de Segurança Nacional, construída para enquadrar potenciais inimigos do Regime. Esse “efeito de instituição” do regime atinge o espaço judicial enquanto garantidor de direitos políticos através de dois eixos fundamentais. De um lado, restringe as garantias dos magistrados, assim como as prerrogativas do exercício da advocacia sobrepondo a Lei de Segurança Nacional às demais garantias dessas funções. Em outro sentido, fortalece e redefine as funções da Justiça Militar, que se torna um espaço de julgamento dos “crimes políticos”.

4. EXPLIQUE o significado de o trecho a seguir: “Os efeitos da construção institucional do regime militar com a restrição do espaço político encolhem o campo estatal para as elites civis contrárias ao regime e contribuem para a emergência da causa dos direitos humanos” (ENGELMANN & MADEIRA, 2015:625).

R: Segundo citado no artigo (ENGELMANN & MADEIRA,2015, p.625) o governo autoritário investe no fortalecimento da Justiça Militar, criada ainda durante o período colonial em 1808 e utilizada pelo aparelho de repressão política montado no Estado Novo de Getúlio Vargas em 1937. O Ato Institucional n. 2 modifica o número de juízes militares de 11 para 16.  Conforme Pereira (2005), a instância superior da Justiça Militar, o Superior Tribunal Militar, afirma-se como um espaço de discussão do sentido da Lei de Segurança Nacional e com capacidade para centralizar os processos envolvendo “crimes políticos”. A causa, que advém das mobilizações contra o regime militar, seja em direção à defesa dos direitos dos presos comuns, ou de movimentos sociais, como os trabalhadores sem-terra, seja nas mobilizações pela revisão da Lei da Anistia na década de 2000, ou, ainda, nos processos judiciais individuais e coletivos propostos por organizações ou famílias de vítimas da repressão militar, visando indenizações e o reconhecimento da culpabilidade do Estado.

5. EXPLIQUE o papel da Comissão de Justiça e Paz na emergência da causa dos Direitos Humanos no Brasil e qual a sua relação com a Igreja Católica.

 R: A emergência da causa dos direitos humanos no Brasil dá-se a partir da década de 1970, como citado no texto de (ENGELMANN & MADEIRA, 2015, p.625), nos momentos que antecederam o movimento militar de 1964, bem como na sua consolidação, setores do catolicismo promoveram uma sucessão de marchas, manifestando apoio ao novo regime. A Comissão de Justiça e Paz, fundada em 1969, se afirmam como um dos marcos da articulação da causa dos direitos humanos no Brasil. Essa articulação favoreceu a entrada em cena de um grupo de advogados com atuação política prévia ao golpe militar, que voltam à cena pública engajados na defesa de presos políticos, projetando-se como mediadores junto a redes internacionais de ativistas, assim como, após o fim do regime militar, para postos de poder político e direção de organizações identificadas ao movimento de direitos humanos. Este grupo de advogados católicos reunidos em torno da Comissão de Justiça e Paz pode ser identificado a uma geração de juristas paulistas que teve suas carreiras políticas abreviadas pelo golpe militar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com