TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO PARA A APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DE VOLTA REDONDA

Por:   •  20/4/2017  •  Artigo  •  4.914 Palavras (20 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINESE

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNICAS CONTÁBEIS

JULIA CORRÊA RODRIGUES

RAISA SOUSA GOMES

 CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO PARA A APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DE VOLTA REDONDA

VOLTA REDONDA

2016

JULIA CORRÊA RODRIGUES

RAISA SOUSA GOMES

CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO PARA A APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DE VOLTA REDONDA

Trabalho de Conclusão apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Arlindo de Oliveira Freitas.

VOLTA REDONDA

2016

RESUMO

O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da UFF-VR sobre a contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso na aprendizagem. A Instituição de Ensino Superior escolhida foi a Universidade Federal Fluminense, situada em Volta Redonda / RJ. A população desta pesquisa foi formada por alunos que já concluíram o TCC no Curso de Ciências Contábeis na IES selecionada e a amostra foi de 10 entrevistados. Diante disso, realizou-se uma pesquisa descritiva, do tipo levantamento e com abordagem quantitativa dos dados. O procedimento de coleta de dados foi por meio de questionário e entrevista semi-estruturada com roteiro elaborado a partir do referencial teórico. Os resultados desta pesquisa evidenciam que, na percepção dos alunos a maior contribuição em desenvolver o TCC foi o conhecimento específico obtido. Destacam-se também outras contribuições como a experiência de explorar diferentes ambientes informativos e aprimorar os conhecimentos sobre os aspectos científicos. Constatou-se ainda que na percepção dos alunos, a contribuição do TCC para o conhecimento pessoal contribuiu mais para o desenvolvimento de aspectos relacionados às habilidades de leitura, escrita e no desenvolvimento afetivo emocional.

Palavras-chave: Contribuição; TCC; Aprendizagem; Percepção; Ciências Contábeis.

1.         INTRODUÇÃO

“A educação é o suporte essencial para a formação de um cidadão, pois fornece habilidades para utilizar o conhecimento, com condições de refletir, criticar e criar” (ANDERE e ARAÚJO, 2008, p.92).

Para Moran (2000), o desafio da educação é enfrentar a importância que se dá ao ensino de qualidade em vez de educação de qualidade. Segundo o autor, ensino e educação são conceitos diferentes.

No ensino organiza-se uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a compreender áreas específicas do conhecimento (...). Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade. (MORAN, 2000, p.12).

No Brasil, algumas Instituições de Ensino Superior ainda seguem um modelo de ensino que prioriza o conteúdo, formando profissionais moldados para o mercado de trabalho. No entanto, é notório que, atualmente, para atender as novas exigências contemporâneas, as Instituições de Ensino Superior se preocupam em atualizar os seus currículos e planos pedagógicos de modo a fornecer uma graduação menos técnica.

Como prevê a Constituição Federal, as universidades se caracterizam pela indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Consequentemente, além do ensino superior articulado à pesquisa, cujo objetivo é formar profissionais de nível universitário, (...), impõe-se a exigência da organização da cultura superior com o objetivo de possibilitar a toda a população a difusão e discussão dos grandes problemas que afetam o homem contemporâneo”. (SAVIANI, 2010, p.15).

Para Demo, uma das bases para educar é através da pesquisa, pois a mesma incorpora prática à teoria. “Questão absolutamente fundamental é tornar pesquisa o ambiente didático cotidiano”. (DEMO, 2011, p.12). O Trabalho de Conclusão de Curso é um processo de aprendizado na graduação, que incentiva a capacidade de pesquisar, investigar e abordar aspectos científicos. Severino (1996) aponta que o TCC é uma sistematização do conhecimento do graduando sobre uma determinada área do curso, sendo cientificamente orientado por um professor.

Diante das informações apresentadas, surge a seguinte questão desta pesquisa: Qual a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UFF-VR sobre a contribuição do Trabalho de Conclusão do Curso no processo de aprendizagem? O estudo tem como objetivo geral identificar a percepção que os alunos desta instituição possuem sobre a contribuição do TCC na aprendizagem.

O estudo também se justifica pela necessidade e importância de compreender as variáveis que colaboram para a pesquisa de conclusão de curso. É fundamental entender as motivações e os fatores que contribuem para que este resultado seja perfeitamente alcançado. E desta forma, incitar a realização contínua de pesquisas semelhantes para análise e comparação de resultados, visando sempre o aperfeiçoamento do assunto.

2.          FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1         O processo de ensino-aprendizagem

A sociedade está mudando a forma de organizar-se, de produzir bens, de comercializá-los, de ensinar e de aprender. Mas para Moran (2000) o ensinar e aprender é um dos maiores desafios enfrentados em todas as épocas.

Para Santos (2001) aprender difere de ensinar, já que aprender é um processo que acontece com o aluno e do qual ele é um agente essencial, e o papel de ensinar cabe ao professor na forma de facilitador, de compreensão do assunto. Mazzioni (2013) caracteriza a atividade docente como um desafio permanente da educação em estabelecer relações interpessoais com os educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (522.1 Kb)   docx (757.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com