TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA INTERNACIONAL

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  1.461 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE RIO CLARO

Centro de Educação a Distância

ATPS – LOGÍSTICA INTERNACIONAL

PROFESSOR:

MARCELO CARVALHO

TUTOR PRESENCIAL:

PAULO HENRIQUE MAIMONI

RIO CLARO, SP

2014

SUMARIO:

1.        INTRODUÇÃO...................................................................................................3

2.        LOGÍSTICA INTERNACIONAL....................................................................4

3.        A EMPRESA ESTUDADA “NATURA COSMÉTICOS”..............................5

4.        A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA PARA AS EMPRESAS.....................................................................................................................7

5.       MODAIS DE TRANSPORTE.............................................................................8

6.     OS DESAFIOS E TENDÊNCIAS DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL E PARA O BRASIL..........................................................................................................10

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................12

8. REFERÊNCIAS BLIBLIOGRÁFICAS.................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é analisar o desempenho logístico o Brasil e como este afeta a competitividade do mesmo.

A logística internacional tem como objetivo entender o ramo logístico internacional, com o foco em melhorar a importância dos sistemas logísticos internos e externos que ligam o fabricante aos seus parceiros da rede industrial.

O Brasil é um país que apresenta um grande potencial de crescimento. Atualmente está entre os 20 maiores exportadores mundiais, porém o que limita esta expansão é a falta de estrutura física, principalmente nos modais de transporte.

Um estudo mais aprofundado poderá nos proporcionar uma melhor compreensão da situação logística e da competitividade brasileira frente ao mercado internacional.

2 -  LOGÍSTICA INTERNACIONAL

A logística foi adotada pelas grandes corporações na década de 70, espalhando-se rapidamente devido à eficácia que apresentou ao longo dos anos, subdividindo-se em outras categorias para aprimorar as estratégias empresariais. Surgiu através da necessidade de criar planejamentos de organização.

Para atender as necessidades das organizações foi criada a logística empresarial que tem como função manter todos os setores da empresa em consonância, em prol de resultados positivos, alcançando as metas estipuladas.

A Logística Internacional possibilita organizar as transações e venda dos produtos, para as empresas que trabalham com exportação e importação. É um conjunto de ações que visam organizar as ações externas das empresas, melhorando a sua relação com outros grupos e parceiros tornando as empresas mais eficientes e lucrativas.

As redes logísticas estão se tornando cada vez mais abrangentes. A competição se intensifica, as empresas descobrem que precisam compartilhar economias e competências, em áreas como pesquisa e desenvolvimento, qualidade assegurada e logística.

Mas podemos ressaltar ainda, que existem muitas empresas que não sabem como aplicá-las, pois quando se trata de importação e exportação, é necessário muito planejamento, restrições geográficas surgem, legislações, dificuldades financeiras e culturais, afinal estará tratando com pessoas de outras culturas, existe todo um processo, passando por várias etapas, como é o caso dos impostos, o envio da mercadoria por portos ou aviões, etc.

A Logística Internacional realmente é eficiente, ela organiza a empresa, visando aumentar o lucro, uma vez que reduz os erros, fazendo com que todos os passos de todos os setores sejam planejados, economizando tempo, dinheiro, e evitando transtornos que possam interferir nos resultados. É fundamental, pois melhora a relação entre a empresa e os seus parceiros de importação e exportação, facilitando a negociação de preços e prazos, sem acarretar prejuízos a nenhum dos lados.

Para aprofundar nosso conhecimento em logística internacional, fizemos um estudo de uma empresa do ramo de exportação e importação. A empresa escolhida pelo grupo é a Natura Cosméticos S.A.

3 - A EMPRESA ESTUDADA “NATURA COSMÉTICOS”

A Natura Cosméticos S.A, é a maior indústria brasileira do ramo de cosméticos e perfumaria e também no segmento de venda direta. Uma companhia integrada que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal.

A sede fica em Cajamar (SP), tem forte presença na América Latina, com operações no Chile, México, Argentina, Peru, Colômbia e França. Por meio de distribuidores, os produtos também chegam na Bolívia. A estrutura se completa com oito centros de distribuição no país e seis nas operações internacionais. No exterior acabou construindo uma rede de mais de mil funcionários e 175 mil consultoras que vem crescendo.

A missão da empresa é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar / estar-bem, com visão e compromisso com a sustentabilidade, porque acredita ser um agente de transformação no mundo, adotando um modelo de desenvolvimento que almeja o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente.

A Natura utiliza para produção, diversos recursos extraídos da biodiversidade brasileira, comprando os ingredientes necessários de produtores autônomos. Com isso, a empresa não depende de um único fornecedor para a produção de qualquer de suas linhas, ela faz a diversificação sem deixar de prestar atenção na qualidade.

A empresa possui representantes de venda no Brasil e no exterior, sendo que 97% dos representantes de venda são mulheres e, por não ter vinculo empregatício com a empresa, não recebem salários, o que contribui para um menor gasto com despesas administrativas de vendas. Possui uma ampla estrutura de vendas, com gerentes de mercado, gerentes de vendas e promotoras distribuídos em pontos estratégicos, para uma melhor supervisão em todas as regiões do país.

O processo de internacionalização da Natura iniciou em 1982, por meio de operações próprias ou parcerias com terceiros, começando pelo Chile e gradativamente, ao longo de quase três décadas, em outros cinco países da América Latina. Mais adiante resolveu operar no mercado mais competitivo do mundo no segmento de perfumaria, em Paris na França – capital mundial de perfumaria. O objetivo era conquistar consumidores de toda a Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com