TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Gestão - Fábrica de Chocolate

Por:   •  18/3/2017  •  Seminário  •  4.447 Palavras (18 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SOCIOECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

LABORATÓRIO DE GESTÃO:

Estudo de Caso A Fábrica de Chocolate

Florianópolis

2016


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - As quatro perspectivas do Balanced Scorecard        10

Figura 2 - As forças competitivas de Porter        13

Figura 3 - Análise de SWOT        17


        

Sumário

1 - RESUMO        3

2 – PERGUNTAS E RESPOSTAS        6

3 – DIAGNÓTICO (SITUAÇÃO-PROBLEMA)        9

4 - BALANCED SCORECARD        10

4.1 - APLICAÇÃO DO BSC NA FÁBRICA DE CHOCOLATES        11

5 - AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PROTER        13

5.1 - APLICAÇÃO DAS 5 FORÇAS DE PORTER NA FÁBRICA DE CHOCOLATES        15

6 - APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ANÁLISE DE SWOT        17

REFERÊNCIAS        18


1 - RESUMO

O estudo de caso conta a história de vida de José Schneider, homem empreendedor que passou por vários desafios até possuir uma organização sustentável. Tudo começou por uma necessidade de mudança de vida, pois aos 28 anos de idade se sentia estagnado com o plantio e já percebia uma sensível queda da criação de frango. Sem falar no trabalho duro e uma insatisfatória remuneração.

Ele então tomou a decisão de mudar de vida. Buscou orientações com amigos e na comunidade local, foi então que surgiu uma oportunidade de produzir chocolates através de uma estrutura pronta com maquinário e material para começar a produção. Como não possuía os recursos necessários, foi proposto que o pagamento seria feito só quando fossem comercializados 1.000 quilos de massa de chocolate. Então para iniciar a produção comprou a crédito alguns insumos e produziu ovos de páscoa.

Agora se inicia um novo desafio - à venda dos ovos de pascoa - com um amigo visitou várias industrias e uma delas aceitou por consignação. E para sua surpresa vendeu tudo, dentro de 3 anos ele decide, mesmo com as críticas, investir mais alto com a compra de 20 toneladas de massa de chocolate. Devido ao investimento ele contrata um profissional de vendas e com muito esforço conseguiram produzir e vender toda a produção. Com esse resultado ele deixou todas as suas contas em dia e ainda comprou a casa onde eram produzidos os chocolates.

Surge uma nova inquietação em José, pois sua atividade era sazonal, devido à grande produção para a páscoa e baixa produção no resto do ano. Decidiu diversificar os negócios adquirindo uma fábrica de móveis, mas essa atividade estava gerando problemas cotidianos. Percebeu então que estava perdendo o foco na produção de chocolate e decidiu fechar a fábrica de móveis.

Retomando o foco na produção de chocolate, 300 toneladas por ano, teve de enfrentar uma barreira recorrente (fornecedores queriam exclusividade e determinavam as condições de compra), mas José está decidido a desmontar esse sistema com a comercialização de seu próprio chocolate. Com a preocupação de melhorar a qualidade fez uma viajem para a Alemanha em busca de informações, mas tentaram desmotiva-lo a produzir. José persiste e encontra uma solução com um engenheiro que dominava a tecnologia para projetar e construir a máquina que estava buscando, como parte do pagamento usou seus próprios recursos e a máquina produzia 7 toneladas por dia. Em dois anos além de se abastecer com a produção, vendia para pequenas indústrias locais.

A persistência do José no mercado chamou atenção dos grandes fornecedores de chocolate, pois começaram a perder clientes e como intenção de tirá-lo do mercado começam a reduzir os preços. José chegou à conclusão que continuaria fornecendo o chocolate por causa da sua qualidade, para as indústrias de chocolate caseiro e consumidores final. E isso ficou claro pois os grandes fornecedores conseguiram reduzir a porcentagem de cacau exigida por lei de 33% para 25%, porém José permaneceu com os 33% conquistando gradualmente sua participação no mercado de fornecimento para indústria de chocolate caseiro.

Sobrevivendo a esta etapa, retornou um antigo dilema, as produções eram mais focadas na páscoa e agora sua intenção era produzir para todo o ano e expandir para os supermercados e atingir de vez o consumidor. Em 2008 uma Exposição da Associação Gaúcha de Supermercadistas, trouxe experiências mercadológicas e novas formas de divulgação a seu José com a sua percepção aguçada.

Trabalhando em conjunto com os profissionais de marketing, chegou a uma decisão: reposicionar sua marca. Ele sabia que seu chocolate tinha todos atributos desejados pelo consumidor (público alvo identificado), mas não tinha o retorno desejado, como as grandes marcas. Então desenvolveu uma marca de credibilidade que expressava a qualidade do produto, dando o nome de "Tradição de Gramado".

Assim começou a conquistar o seu lugar em meio às grandes marcas existentes no Brasil, e criou novos canais de distribuição, obtendo um aumento exponencial nas vendas. Com o crescimento no mercado, decide melhorar a qualidade de seu produto e entende que o chocolate mais puro é oriundo de amêndoas selecionadas. Então decide controlar esta fase do processo de produção, comprando duas máquinas em sociedade para a secagem e fermentação dos grãos; combinação de diferentes grãos; limpeza e quebra dos grãos; torrefação e moagem; prensagem; bolo prensado; e moagem, resfriamento e têmpera; e desse processo obter: nibs, licor, manteiga de cacau e pó de cacau.

E para garantir ainda mais a qualidade e a certeza da disponibilidade do cacau (adquirido nos estados do Espírito Santo e da Bahia), fez parcerias com outros empreendedores e criam a "Floresta do Rio Doce Agro derivados S/A", destinada a plantação e cultivo do cacau.

Concluindo, José foi um empreendedor que enfrentou muitas dificuldades e desafios na sua jornada, porém sempre buscou alternativas para solucionar seus problemas, tornando-se assim um exemplo para outros empreendedores.


2 – PERGUNTAS E RESPOSTAS

  1. Que fatores de motivação e características de personalidade estão no perfil deste empreendedor? Qual o grau de importância da participação de cada um destes fatores e características no sucesso do empreendimento?

A) Inconformismo: Devido a esta característica, José não se acomodou com uma vida medíocre, baseada na agricultura familiar e mesmo depois de empreendedor busca melhorias para ampliar a qualidade de seu produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (297.1 Kb)   docx (87 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com