TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Administrativa II

Seminário: Lei Administrativa II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

Direito Administrativo II

Caso Concreto 06

Resposta:

Com base do princípio da simetria o projeto de lei encaminhado pelo governador é legítimo (art. 61, 1º, II, “a”. Contudo quanto a emenda majorando o valor do reajuste pelo parlamentar não é legítimo.

Questão objetiva: E

Caso Concreto 07

Como se vê, no caso apresentado não há compatibilidade de horários para o exercício dos cargos, logo esse acúmulo de funções é ilícito. Agora, quanto ser legal ou ilegal os descontos na remuneração percebida pelo servidor, há de se observar que ele optou por um dos cargos, presume-se boa-fé, então os valor percebido pelo servidor não e devolvido, nos termos do art. 133, § 5º da Lei 8.112/90. Nesse sentido, houve irregularidades quanto os descontos realizados na remuneração percebida pelo servidor quando exercia os dois cargos.

Questão objetiva: B

Caso Concreto 08

Resposta:

Trata-se de ato administrativo de efeitos concretos, e não, um ato regulamentar. Por esse motivo, poderá o proprietário do imóvel impetrar mandado de segurança junto ao STF, contra o presidente da República, visando à anulação do decreto (Constituição Federal, artigo 102, I, d). O argumento fundamental é o de que a propriedade rural não poderia ser objeto de desapropriação para fins de reforma agrária já que é considerada pequena propriedade rural e o seu proprietário não possui outro imóvel rural, de acordo com o artigo 185 da Constituição Federal.

Questão objetiva

Alternativa: A

Caso Concreto 09

Resposta:

É verdade que o processo de desapropriação deve ter o destino o qual se propôs. No caso em questão a desapropriação teve como finalidade a construção de casas para família de baixa renda, contudo foi construído um grande mercado popular. Assim, pode-se entender a construção do mercado como sendo necessário para a população, sendo considerado, então, que destinação é lícita, desde que existam algumas das hipóteses do art. 5º do Dec-Lei 3365/41. Nesse sentido, não houve desvio de finalidade. O que pode acontecer que o gestor seja responsabilizado, penal e administrativamente pelo ato.

Questão objetiva

Alternativa: B

Caso Concreto 10

O caso ora analisado trata do instituto da requisição que consiste em um instrumento de intervenção estatal mediante o qual em situação de perigo público iminente, o estado utiliza bens móveis, imóveis ou serviços particulares. Nesse sentido, dispõe o inciso XXV do art. 5º da CF/88 - “no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano”. Nesse sentido, esse tipo de requisição tem natureza civil.

Questão objetiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com