TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança no trabalho

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Liderança no Trabalho

Liderança é a influencia que uma pessoa exerce sobre outra ou sobre um grupo de colaboradores para que juntos cumpram um objetivo em comum.

Alguns gerentes recorrem a meios semelhantes. Eles podem possuir objetos, vestimentas, manias ou trejeitos, mas os resultados valem mais do que aparências. Se você olhar alem das aparências exteriores de um bom supervisor ou administrador pode constatar que os gerentes diferem, é claro, mas os lideres tem em comum as seguintes cinco qualidades:

• Sentido de proporção

• A habilidade de ter ideias próprias.

• Entusiasmo autêntico.

• Sinceridade.

• A habilidade de pensar em termos de seu semelhante.

A principal diferença entre o bom supervisor e o negligente é a atitude. Por exemplo, o supervisor realmente de alto gabarito, em geral pensa na sua posição em termos de pessoas mais do que em detalhes de trabalho. O supervisor menos eficiente, por outro lado, está mais atento à produção - o tipo que esta sempre preocupado em executar o trabalho.

Todas as qualidades e características de eficientes gerentes podem ser colocadas em oito competências básicas que um líder deve ter para exercer sua função no trabalho, são elas:

1. Inspirar confiança nas pessoas

2. Persistência na luta pelo objetivo

3. Habilidade de comunição

4. Disposição para ouvir

5. Interesse genuíno nas pessoas

6. Compreensão das pessoas e suas reações

7. Objetividade

8. Franqueza

Estritamente ligado a liderança esta a necessidade de um bom relacionamento em equipe para a melhor tomada de decisões.

Liderança e Dinâmica de Grupo

Desde os primeiros anos de vida nos associamos as outros para formamos grupos e interagir com os demais, em todas as atividades coletivas, na sociedade, nas relações com as pessoas e no trabalho, constata-se a necessidade da liderança.

A maioria de nós, somos, fomos ou desejaríamos ser lideres. No mínimo para participar de toda a ação na tomada de decisões, então aparece o líder frente aos objetivos do grupo, às tarefas a serem realizadas e, frente aos problemas a serem resolvidos.

Novos interesses e novas necessidades das empresas, hoje, que precisam atender a sociedade globalizada e em mudança constante, determinam, também, novos modos de liderança.

Os líderes e os chefes são motivados para diferentes estilos de gerenciamento dos grupos de trabalho, das circunstâncias e das relações produtivas atuais, que condicionam as relações sociais e culturais.

A empresa, em que as equipes se situam e agem deve ser caracterizada, e a necessidade e papéis do líder são considerados. A liderança radical é esclarecida dentro do contexto atual.

Os princípios da liderança aplicados nos grupos de trabalho para que as expectativas sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com