TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercicio - OPTD

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  1.682 Visualizações

Página 1 de 3

1. Escolha uma unidade de trabalho ou considere sua experiência profissional para responder às questões a seguir:

  1. Quais as características predominantes na unidade de trabalho escolhida: tipologia mecânica ou tipologia orgânica? Destaque e justifique as vantagens e as desvantagens dessas tipologias.

R: Na minha experiência profissional (MedFisio Store – Loja de material medico, terapia do sono e oxigênioterapia) é predominante a tipologia orgânica, já que todos os funcionários fazem de tudo dentro da organização.

Tipologia Orgânica:

Vantagens:

- Flexibilidade na divisão de tarefas

- Conhecimento abrangente sobre todas as tarefas da organização

- Facilidade em contornar problemas

Desvantagens:

- No meu caso de trabalho, devido à falta de centralização nas tomadas de decisões, alguns funcionários confundiam o nosso patrão com um funcionário qualquer.

Tipologia Mecânica:

Vantagens:

- Protocolos bem definidos

Desvantagens:

- Centralização das decisões

- Dificuldade em contornar problemas, devido à burocracia.

- Falta de divisão de conhecimento e trabalho

  1. Identifique alguns aspectos relativos aos ambientes micro e macro e fale da relação desses com a unidade de trabalho escolhida.

R:

Microambiente:

- Consumidores – Nossa organização é uma loja de venda de material medico e oxigênio, portanto estamos sempre tratando diretamente com nossos consumidores durante todo o dia.

- Fornecedores – Temos diariamente contato com alguns de nossos fornecedores para tirarmos duvidas fazer pedido, checar preços, informações, etc. Temos todo o aparato dos mesmos para qualquer coisa.

- Concorrentes – Infelizmente (ou felizmente) nos últimos meses ocorreram fechamento de alguns de nossos grandes concorrentes na área de oxigênio, já que os mesmo se especializaram apenas em um produto (oxigênio) diferente de nossa loja. Nossa relação com nossos concorrentes da região é de um acordo mútuo, já que todos se ajudam.

Macroambiente:

- Econômico – Devida a alta do dólar tivemos grande aumento nos nossos produtos, já que a maioria é de origem importada. A mesma alta fez diversos concorrentes nossos fecharem as portas devido a dificuldade de compra.

- Sociais – Temos condutas dentro de nossa organização que o cliente vem a frente de tudo, ainda mais por trabalhamos com saúde, não podemos deixar de coloca-lo na frente.

 

c) Identifique aspectos mais e menos contributivos de comunicação para um mapa de relacionamento ou mapeamento de processos. Dê sugestão de melhoria.

  1. Dê sugestões para elevar a eficiência de fluxogramas e de formulários, instrumentos utilizados em suas atividades ou nas da unidade de trabalho escolhida.

R: Nos últimos dois meses tivemos alguns problemas relacionados a tipologia orgânica introduzida na empresa devido a falta de centralização na tomada de decisões e por isso eu e meu gerente temos trabalhado bastante para introduzirmos alguns aspectos burocráticos na organização. Estamos trabalhando com apenas uma forma de procedimento para não ocorrerem erros e enganos. Formulários básicos com todas as tarefas a serem seguidas no dia de trabalho. Devido a minha grande parte do trabalho ser voltada para a melhor desses instrumentos e procedimentos aqui na organização não tenho sugestões a mais para introduzir, já que as que tive consegui introduzir e tivermos grandes resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (210.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com