TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercício Sistema de Informação para Setor Público

Por:   •  27/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Semana 2

Nome: Júlia de Carvalho Teixeira

Matrícula: 201610018

 

  1. Após ler o material proposto (Capítulo 5), favor responder as questões abaixo. Não há limite de linhas. Façam uma resposta completa, PORÉM OBJETIVA. Material complementar pode ser utilizado, porém referenciado. Resposta copiada e plagiada de material de terceiros não será avaliada.

  1. O que é um datacenter e qual a sua importância para as organizações?

Um datacenter, Centro de Processamento de Dados, é um local onde se concentra grande parte dos hardwares como, switches, roteadores, servidores de redes, dados e etc. Este local pode ser considerado a peça chave da empresa uma vez que todo o processamento e armazenamento de dados estão ali localizados.

Resumindo, um datacenter é um local físico, presente nas dependências da empresa ou em local seguro e que esteja equipado com diversos protocolos de segurança a fim de evitar incêndios e perda de dados.

Para a empresa que faz uso de um datacenter, todas as informações geradas pela mesma  estará concentrada nos servidores ali presentes centralizando as informações tornando de fácil acesso para a rede organizacional.

  1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? Descreva-os.

Os componentes de infraestrutura de TI são 5:

  • Hardware: todo equipamento utilizado para processamento, armazenamento e monitoramento de entrada e saída de dados. São exemplos, computadores, servidores, notebooks etc;
  • Software: podem ser software aplicativos ou software de sistema;
  • Tecnologia de gestão de dados: São tecnologias responsáveis pela gestão de dados e disponibiliza-la ao usuário.
  • Tecnologia de rede e telecomunicações: São tecnologias que operam as redes internas e externas da empresa, geralmente não prestadas por companhias telefônicas ou de telecomunicação;
  • Serviços de tecnologia: todos os outros itens de componentes de infraestrutura precisam ser manipulados por alguém, neste caso equipe interna ou externa são responsáveis por essa execução.

  1. Quais as principais tecnologias de hardware computacional, de armazenamento de dados e de entrada e de saída de dados utilizadas nas organizações? Cite e descreva rapidamente.

  • Mainframes – computadores de grande porte;
  • Computadores de médio e pequeno porte – computadores de mesa e notebook;
  • Estações de trabalho – computadores de mesa com potentes recursos gráficos e matemáticos;
  • Supercomputadores – são computadores de alto desempenho que podem realizar rapidamente operações complexas e numerosas.
  1. Quais os principais tipos de software utilizados em empresas? Cite e descreva rapidamente.
  • Software aplicativo: são softwares desenvolvidos com alguma finalidade especifica, muito comum encontrar softwares responsáveis por manipular alguma entrada de dados gerando algum relatório, processamento de dados e etc.
  • Software de sistema: são softwares desenvolvidos para administrar recursos e as atividades do computador ou determinado hardware. O exemplo mais comum de Software de sistema são os sistemas operacionais que faz a intermediação entre o software aplicativo e o hardware, notebooks e celulares em sua totalidade de recursos, os mais conhecidos são o Windows, Linux e Android.
  1. Quais benefícios os serviços de computação em nuvem proporcionam às empresas? Que problema eles resolvem? Quais são as vantagens e desvantagens da computação em núvem?

Os benefícios para o uso da computação em nuvem se estendem para economia de recursos financeiros, espaço físico e de energia, acesso dos dados de qualquer dispositivo como celular ou notebook, facilitando que o funcionário possa obter os arquivos e dados necessários de qualquer lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com