TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios de Revisão para a 2ªav

Por:   •  19/11/2017  •  Monografia  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Lista de Exercícios de Revisão para a 2ªav

  1. O que é Swapping e para que é utilizada esta técnica?

R: é uma técnica aplicada à gerência de memória para programas que esperam por memória livre para serem executados. É utilizada para contornar o problema de indisponibilidade de memória principal para execução de processos, onde um processo residente na mp é transferido para a memória secundária (swap out) e quando for detectado um espaço disponível na mp, ele é carregado da memória secundária para a mp (swap in) para assim ter sua execução concluída.

  1. Política de Busca de Paginação:

R: Com o mecanismo de memória virtual têm-se a capacidade de execução de um processo sem que o seu código esteja completamente carregado na mp. Essa política é responsável por determinar quando um processo deve ser carregado na mp e para isso, existem basicamente duas maneiras: através da paginação por demanda ou paginação antecipada. Na paginação por demanda, as páginas são carregadas na mp apenas quando são referenciadas e isso proporciona uma economia de tempo e espaço de armazenamento pois apenas as páginas realmente necessárias à execução daquele processo serão carregadas, evitando assim que se carregue páginas que possam nunca vir a serem usadas. Já na paginação antecipada, carrega-se na mp um conjunto de páginas contendo além das páginas referenciadas, outras páginas que possam ou não vir a serem usadas. Essa técnica tem um lado positivo, pois, ao se carregar um conjunto de páginas e armazená-las sequencialmente, têm-se uma economia de memória e tempo de execução, mas por outro lado armazena-se páginas que possam nunca vir a serem utilizadas, gerando assim um desperdício de memória.

  1. Política de Alocação de Páginas:

R: Essa política é responsável por determinar quantos frames cada processo pode manter na mp e possui duas alternativas: a alocação fixa e alocação variável. Na alocação fixa é imposto que cada processo tenha o mesmo número de frames na mp e isso, do ponto de vista da equidade, seria o mais “justo” a se fazer, porém ao fazer isso, processos com um grande número de frames ocuparão, por sua vez, um grande espaço na memória, limitando o número de processos residentes e, consequentemente, o grau de multiprogramação. Em contrapartida, na alocação variável, cada processo tem uma determinada quantidade de frames que pode manter na mp e essa quantidade varia em função da taxa de paginação e da ocupação da mp.

  1. Política de Substituição de Páginas:

R: A política de substituição de páginas é responsável por realizar a substituição de uma página alocada em memória por uma outra que não estava alocada. Essa substituição pode ocorrer

5. Com relação a Gerência de Memória Virtual, porque o mapeamento deve ser feito em blocos e não sobre células individuais? Apresente um exemplo numérico:

6. Qual a principal diferença entre os sistemas que implementam Paginação e os que implementam Segmentação?

7. Diferencie Página Virtual de Página Real:

8. O que são Tabelas de páginas e Tabelas de segmentos?

9. O que é um Page fault, quando ocorre e quem controla a sua ocorrência? Como uma elevada taxa de Page fault pode comprometer o sistema operacional?

10. Descreva como ocorre a fragmentação interna em um sistema que implementa paginação:

11. Quais as vantagens e desvantagens da Política de Alocação de Páginas Variável comparada à Alocação Fixa?

12.  Explique a diferença entre Fragmentação interna e Fragmentação externa:

13. Porque a Segmentação e a Paginação são algumas vezes combinadas em um esquema?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com