TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de exercicios

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Racismo e ações afirmativas

É fácil perceber que os seres humanos necessitam da convivência  uns com outros para se sentirem bem, e é partir dessa necessidade que os seres humanos passaram a se organizar em sociedade. Á medida que interesses em comum são encontrados, a tendência é ocorrer a união dos indivíduos e uma crença na existência de uma comunidade é gerada e consequentemente a noção de nação. Quando ouvimos a palavra comunidade, logo nos vem na mente a ideia de coletivo e a união das pessoas, mas para Weber cada ser um humano é único, um ser racional e agente, ou seja, uma atitude tomada por determinado indivíduo faria a diferença nos acontecimentos na corrente do tempo.

Um exemplo notável foi o surgimento da civilização do Brasil, onde o povo foi formado primariamente pelos índios, povo nativo das terras brasileiras, portugueses colonizadores e africanos trazidos como escravos. O colonizador através da força impôs sua cultura aqueles indivíduos que já moravam ali e o resultado de suas “ações” foi a renegação dos direitos daqueles indivíduos. A população indígena no Brasil é uma minoria étnica que tem direitos reconhecidos pelo Estado brasileiro. Mesmo assim, tem sido alvo de desrespeitos a seus direitos humanos, ao uso de suas terras, além de conflitos com garimpeiros e fazendeiros, em uma triste reprodução dos tempos coloniais. Muitos negros foram trazidos para o Brasil para trabalharem como escravos, e essa condição fez com que a raça negra fosse discriminada por parte dos demais. Devido a esses acontecimentos hoje vivemos em uma sociedade extremante racista.

Hoje a mídia apresenta o continente africano como um lugar de pobreza e de pouco desenvolvimento e sem nenhum potencial econômico e isso influencia a forma com as pessoas enxergam o continente. Os sociólogos acreditam que são as representações coletivas e não as individuais que influenciam as opiniões dos indivíduos, consequentemente as pessoas são facilmente influenciadas a repetir as ideias preconceituosas sobre a população afrodescendente e sobre o continente africano. Estudos recentes mostram que as visões da mídia sobre o continente africano não são exatas, pois ressaltam apenas os aspectos negativos e ignoram avanços e o desenvolvimento econômico. Esta perspectiva prejudica a autoestima de afrodescendentes, e amplia o preconceito pelas demais regiões do planeta.

Com o objetivo de diminuir esse preconceito muitos países criaram as chamadas “ações afirmativas” que são medidas especiais e temporárias adotadas pelo governo e pelo setor privado visando a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos independentemente de sua raça. Aqui no Brasil umas das mais conhecidas ações afirmativas para a população negra no Brasil são as que estabelecem cotas para estudantes negros nas universidades públicas. Esta medida vem dividindo opiniões entre as pessoas e trazendo muita polêmica. Muitos afirmam que as cotas devem ser concebidas as pessoas, não baseada em sua cor, mais sim em sua capacidade intelectual. O que acaba ocorrendo é que a maioria dos brasileiros não possuem acesso a uma boa educação por pertencer a uma classe pobre, e muitas dessas pessoas são negras. Consequentemente um problema acaba chamando outro, uma medida para minimizar essas desigualdades seria um maior esforço por parte da população, objetivando diminuir essa diferença social e o preconceito com os menos favorecidos para que assim seja possível a construção de uma sociedade coesa e sem patologias socias tão graves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com