TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa e Economia Circular

Por:   •  9/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE LOGÍSTICA REVERSA

[pic 4]

Elaborado por: Matheus Damas Marques

Disciplina: Logística Reversa e Economia Circular

Turma: 2


Introdução e contextualização a respeito da empresa e do produto

Por uma passagem pela Empresa varejista (Via Varejo), que conta com 27 Centros de Distribuição e mais de 1 milhão de metros quadrados, e com mais de 1.000 lojas pelo Pais, empresa do ramo de móveis eletrônicos e utilidades domesticas, presenciei e participei ativamente do projeto de reciclagem denominado REVIVA, projeto que desde 2008 visa a logística reversa para reciclagem de toneladas de materiais recicláveis que são descartados como Papelão, metal, plásticos e isopor que são descartados dentro dos próprios centros de distribuição e também os que são coletados no momento das entregas nas casas dos clientes, projeto que tem parceria com cooperativas de reciclagem.


Propostas para o design ecológico

Com o foca na Sustentabilidade ambiental, a Via Varejo já está a mais de uma década atuando com o projeto REVIVA, sendo um balanço feito em 2020 arrecadou 5 mil toneladas de todo material reciclável, com parceria com aproximadamente 11 cooperativas eu trabalham na triagem no Principal e maior CD da CIA que fica localizada em Jundiai/SP, essa economia circular beneficiou cerca de 250 famílias que participam diretamente do projeto.

Para que todo o Projeto seja contemplado, tanto no ato das entregas dos produtos em que os ajudantes de entrega façam a coleta do material desembalado para a reversa ao CD tem que ser feito de forma consciente, outro ponto é o próprio CD estar adaptado para acomodar todo o material que é descartado durante o recebimento das mercadorias, e posteriormente é feito a transferência para a matriz em Jundiai.

Estratégias de retorno do produto pós-consumo

Com todo material coletado nos CD’s, casas dos clientes e lojas, o grande desafio é separar por categoria de material para o transporte até a matriz. As lojas físicas já possuem locais específicos para o descarte sendo separado por categoria, já os que voltam dos clientes no retorno ao CD passam por uma triagem para ser separados de acordo com sua categoria, após todo esse processo é feito a transferência para a matriz, que por sua vez no momento da descarga cada uma delas já é destinada para seu local específico para reciclagem. No final desse processo toda matéria prima é repassada para cadeia produtiva de produção.

Reciclagem e efetivação da economia circular

Desde 2018 atendendo a nível Brasil o REVIVA, atuando com a produção o uso, reuso a reciclagem e posteriormente sendo devolvido a matéria prima para indústria girando a economia circular, hoje com toda Cia consciente, todas as lojas e Cd’s adaptados para receber esse material, a empresa está totalmente adepta ao programa que está reciclando por volta de 10 mil toneladas por ano, e só com o papelão ação resulta em uma economia de mais de 50 mil arvores. Todo material é separado por “Bag” (sacos), para melhor transporte e separação dos resíduos assim facilitando a reciclagem por parte das cooperativas, sendo um trabalho conjunto para um objetivo em comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (294.2 Kb)   docx (883.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com