TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Circular: Desde a Revolução Industrial

Por:   •  17/11/2016  •  Dissertação  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Desde a Revolução Industrial, nossa economia seguiu um modelo linear de extrair, produzir e descartar, gerando riquezas pelo consumo como se os recursos fossem infinitos. E não é bem assim.  O conceito de economia circular está exatamente centrado na limitação dos recursos, na conscientização tanto das empresas quanto da sociedade sobre a necessidade de reaproveitar, reutilizar, reciclar, recuperar e bem além disso, de buscar soluções para minimizar o descarte, eliminar o desperdício no processo produtivo.

No debate da nossa disciplina pude notar que muitos colegas não conheciam o conceito da economia circular, mas participam de projetos como a coleta de garrafas pet, que retornáveis, reduzem significativamente a utilização de insumos. E a coleta do óleo de cozinha, que descartado incorretamente causa muitos danos ao meio ambiente e coletado pode ser transformado em combustível para automóveis.

Reforçando, a economia circular garante o aproveitamento ao máximo dos recursos, reutilizando, remanufaturando e reintegrando os resíduos dando um novo ciclo e transformando-os em novas matérias primas onde antes teriam acabado no lixo.

Para mim a discussão no fórum foi muito rica. Podemos identificar inúmeras empresas que estão presentes no nosso dia a dia e que possuem ótimas iniciativas de economia circular. Com isso, cito a colega Carolina Santos que divulgou a iniciativa da empresa Boticário. Segundo ela:

“O Boticário conscientiza vendedores, consultores e consumidores da marca sobre a importância da reciclagem das embalagens dos produtos, impedindo o descarte na natureza. Os consumidores levam as embalagens vazias a um coletor, instalado no interior das lojas credenciadas. Os resíduos são enviados a empresas especializadas, que fazem a reciclagem da embalagem e sua reinserção como matéria-prima em diversos ciclos produtivos. Além de reduzir o impacto ambiental, o programa também beneficia comunidades que trabalham com reciclagem nas regiões de atuação da marca. Já foram recolhidas 80 mil embalagens em mais de 3 mil lojas.”

A iniciativa do Boticário é muito significativa porque além de reduzir o impacto ambiental, reutilizam seus próprios resíduos, geram lucro e emprego para as comunidades que trabalham com reciclagem nas regiões de atuação da marca, e isso tem um efeito multiplicador enorme, com a conscientização dos seus colaboradores e consumidores.

Concluindo o meu estudo, com certeza a economia circular é um modelo de gestão na vertente da sustentabilidade. Percebo que o que realizamos ainda é muito pouco perto do que podemos fazer, mas qualquer ação, por menor que seja, é muito importante pro nosso futuro. É de extrema importância que o assunto seja divulgado e debatido, como realizamos no fórum. É muito importante que as empresas criem projetos para eliminar o desperdício nas linhas de produção e possam reutilizar o que for produzido, e ainda que passem essa visão para seus colaboradores. É muito importante criar cidadãos conscientes.

Referências

Por onde começa a Nova Revolução Industrial: Economia Circular - Disponível em: <http://www.epeabrasil.com/?p=1595>. Acesso em: 17/10/2016.

Economia circular: o modelo que propõe um reaproveitamento sistemático de tudo o que é produzido – Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/2853-economia-circular-o-modelo-que-propoe-um-reaproveitamento-sistematico-de-tudo-o-que-e-produzido-inteligencia-planeta-organismo-vivo-autorrregula-processo-ciclico-energia-sol-harmonia-regeneracao-design-regenerativo-economia-performance-cradle-berco.html>. Acesso em: 19/10/2016.

Coleta de óleo de fritura no Estado do Rio de Janeiro – Disponível em: <http://www.portalresiduossolidos.com/coleta-de-oleo-de-fritura-no-estado-do-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 19/10/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com