TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica reversa e economia circular FGV

Por:   •  22/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE LOGÍSTICA REVERSA

[pic 4]

Elaborado por: Luísa Guimarães Santos

Disciplina: Logística Reversa e Economia Circular

Turma: PGO_LRECPOSEAD-36_19042021_2


Introdução e contextualização a respeito da empresa e do produto

A empresa Natura foi fundada em 1969 e, atualmente, é considerada a maior multinacional brasileira do setor de cosméticos e higiene pessoal, é de capital aberto com certificação de Empresa B e está presente na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Malásia, México e Peru. O seu catálogo possui cerca de 850 produtos na área de cosméticos como cuidado diário, maquiagem, perfumaria, cabelo, barba, infantil e presentes, sendo importante destacar que 80% das formulações são veganas.  De acordo com o Relatório Anual da Natura (2019) a empresa conta com mais de 1,8 milhão de consultoras e revendedoras, 489 lojas físicas e 5 mil colaboradores no Brasil. Atualmente o Grupo Natura & Co é formado por quatro empresas, são elas: Natura, Aesop, The Body Shop e Avon.


Propostas para o design ecológico

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental, a Natura adota diversas causas nos mais variados setores podendo destacar a de valorização dos resíduos sólidos intitulado “Mais Beleza, Menos Lixo”, que possui o intuito de aproveitar o máximo do seu produto gerando menos resíduos.

Em 1983 iniciou a adoção dos produtos em refis se tornando a primeira empresa brasileira a realizar este tipo de venda, cujo seu propósito é gerar um produto com embalagens facilmente recicláveis e com menor custo. No ano de 2010 as embalagens refis receberam algumas modificações em sua composição, se tornando então uma embalagem plástico verde, proveniente de cana-de açúcar. Já em 2013, foi lançada embalagens com 70% menos plásticos do que as convencionais, modelo que proporciona o uso do produto total, evitando então o desperdício. Por fim em 2014, passou a usar 20% de vidro reciclável nas embalagens de perfumaria, evitando então o descarte de mais de 1,3 milhões de embalagens de 345g (VIANA et al, 2020).  Importante destacar que atualmente uma das metas adotada pela empresa é a exclusão do uso de embalagens (naked products).

Segundo o seu Relatório Anual (2019), a empresa possui uma grande preocupação com a geração e poluição que os plásticos de suas embalagens podem produzir e com isso criou o Natura Innovation Challenge – Zero Waste Packaging, cujo propósito é buscar nos diversos setores, tais como empreendedores, universidades, instituições de pesquisa, startups ou empresas a apresentação de propostas inovadoras, bem como debates a respeito da não geração de plástico. Ao final da campanha foram apresentados mais de 570 propostas do mundo inteiro.


Estratégias de retorno do produto pós-consumo

De acordo com Viana et al (2020), a empresa possui um sistema logístico complexo que monitora todas as áreas e processos da organização, do pedido até a entrega do produto. Atualmente a empresa possui dois programas de gestão de resíduos, o Programa Natura Elos e o Programa Dê a Mão para o Futuro. O primeiro é uma iniciativa de responsabilidade compartilhada entre os fornecedores das embalagens (cooperativas, recicladores e fabricantes) e a Natura. Foi iniciado em 2017 com a estruturação de cadeias de logística reversa para o abastecimento de materiais reciclados para fabricação de embalagens e materiais de apoio. O sucesso deste projeto se dá pelo envolvimento de toda cadeia produtiva, fornecedores, recicladores e cooperativas de catadores, garantindo a rastreabilidade e boas práticas de todos os envolvidos (NATURA, 2019).

O segundo programa é organizado pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) com a participação da Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza) e a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados). Em 2019, cerca de 47% do volume de resíduos gerados decorrentes das embalagens foram reciclados no Brasil (NATURA, 2019).

Há um projeto piloto na comunidade ribeirinha da região do Médio Juruá (AM) que visa a conscientização da reciclagem de plástico com intuito de evitar a poluição dos rios da região. Existe outro projeto piloto na cidade de Campinas (SP) que recolhe as embalagens usadas na casa das consultoras, sendo que este último projeto possui a objetivo de ampliar para mais cidades.

Além disso, os clientes podem aderir à campanha, cujo projeto é promover a troca de um produto novo por 5 embalagens recicláveis vazias descartadas  nos recipientes dispostos nas lojas físicas (NATURA, 2019).

De acordo com Peña et al (2017), a Natura possui cadeias de abastecimento de reciclados pós-consumo por meio de cooperativa de catadores juntamente com empresas de gestão de resíduos sólidos e reciclagem. Em 2015 a empresa, em parceria com o Rio +, realizou um projeto em que as embalagens recicláveis de produto Natura poderiam ser trocadas por passagens de ônibus.


Recuperação e efetivação da economia circular

Conforme o Relatório Anual (2019) da empresa, metade dos materiais usados nas embalagens dos produtos são recicláveis e cerca de 8,6% dos insumos são de origem de materiais reciclados. Importante destacar que a empresa possui, internamente, metas e estratégias para efetivação do ciclo técnico do produto com a reciclagem das embalagens geradas. As embalagens são recicladas e transformadas em novas embalagens de produtos, sendo então uma reciclagem upclycling. O aumento do uso de materiais recicláveis dentro da empresa se dá por adoção em seu portfólio de embalagens de PET reciclável pós-consumo e vidros recicláveis em sua linha de perfumes.

As suas revistas de venda de produtos passaram a ter novos destinos com a linha Crer para Ver. Essa linha recicla (upcycling) as revistas gerando porta-copos, porta-lápis, espelhos, canecas, agendas, dentre outros. Esse projeto envolve mulheres presas ou em ressocialização, que possuem a oportunidade de aprender uma nova atividade profissional (NATURA, 2019).

Durante o Rock in Rio, que aconteceu em 2019 no Rio de Janeiro, a Natura realizou uma parceria com a Heineken para que fossem reciclados (downcycling) todos os copos de cerveja distribuídos e, ao final, serem transformados em tampas de spray de perfume. Esse projeto foi um dos destaques do ano na sua causa Mais Beleza, Menos Lixo. Do total foram reciclados 10 mil toneladas de copos que resultaram na transformação de 670 mil tampas (VIANA, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (343.4 Kb)   docx (907.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com