TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística na gestão do estoque

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Plano de melhoria de gestão do estoque

[pic 2]

[pic 3]

[...] Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criámos. (Albert Einstein)

Centro Comercial Conquista

Gestão de Estoque 2012

Logística na gestão do estoque

Por: Rafael Yury Dias Ferraz

Objetivo

Apresentar de forma simplificada da logística do estoque na gestão do varejo, trazendo a funcionalidade da mesma dentro do centro comercial conquista. Apresentado as variações no fluxo de processo que resulta em baixa confiabilidade de estoque e divergências sistêmicas, que ocasiona variações de custo em função de movimentação incorreta e consequentemente variação de resultados.

Introdução

Estoque! Lucro ou prejuízo? Atualmente pela falta do conhecimento logístico na gestão do estoque, as empresas criaram um conceito muito comum, mas pouco preocupante, dizerem que todo estoque e prejuízo “dinheiro parado”. Na verdade estoque; E acumulo de mercadoria em níveis aceitáveis para atender a demanda do negocio, seja este indústria ou comercio. O que define se o estoque e dinheiro parado ou não, são as estratégia comerciais que analisam de forma sistêmica o estoque englobando alguns fatores cruciais para definição dos volumes: O tipo de mercadoria, o giro, a validade, até mesmo a tendência de elevação de preço para os próximos dias, que pode se torna um ganho potencial de acordo com estoque na data da elevação,

Comercio:

Pode utilizar esta mercadoria de duas formas diferentes, como item promocional, pois o volume do estoque esta com antigo, então manteriam a margem de lucro normal, mais o preço melhor que a concorrência que já vende estoque novo, ou acompanhado o preço do mercado, mais com valor de compra antigo, o que garante uma margem de lucro maior.

Indústria:

Matéria prima mais barata reduzindo, e/ou mantendo o custo de produção atual amentando a lucratividade na venda do produto final.

Este tipo de movimentação deve ser analisado de forma criteriosa, assegurando que esta mercadoria que vai ficar no estoque por um período X de tempo vai dar um retorno maios que se o dinheiro estivesse aplicado, considerando as taxas de juros atuais.

Contudo a estratégia comercial esta diretamente ligada a uma rotina de analise sistêmica, o que implica de forma direta nas rotinas operacional grupo, ou seja, recebimento, venda, baixas, perdas, trocas, uso e consumo, são situações que impactam de forma direta no estoque físico, e que se não monitoradas de forma correta automaticamente interferem no sistema eliminando toda e qualquer confiabilidade que o mesmo pudesse ter. Para medir a confiabilidade do estoque, localizar e eliminar toda e qualquer diferença que exista entre estoque físico e sistêmico e realizado o acerto de inventario, que pode ser realizado de varias forma com diversas periodicidades, diária, mensal, trimestral, semestral e anual em empresas com estoque modelo. Mas a mesma ferramenta (inventario) que é utilizada para medir o estoque pode ser um problema potencial, principalmente em empresas que utilizam inventários diários, em função da dependência de outras áreas para lançamento de dados no sistema, e uma ação descumprida elimina a validade do inventario.

Ramificações de estoque

[pic 4]

 Melhorias Necessárias no Processo.

  • Revisar e atualizar as amarrações código pai/filho dos produtos de frios, açougue e flv.

Este processo de código pai/filho implica diretamente nas baixas de mercadoria do sistema, hoje temos em estoque (saldo) em código filho, que é inadmissível, pois o sistema baixa direto do código pai e este saldo fica parado no sistema.

  • Processo de trocas.

Dentro do processo de trocas existe uma estrutura muito complexa, que vem do modo que produto e tirado da prateleira até sua saída na expedição. Dentro deste processo necessita das seguintes adequações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (359.8 Kb)   docx (760.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com