TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Loja de Bolos

Por:   •  18/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  1.465 Visualizações

Página 1 de 8

Tema: Bolo Caseiro

Baseado no Trabalho (DOÇARIA PATRICÍA GOEDERT)

- Sumário Executivo

- Cenário Macro e Micro

- Objetivos da Comunicação

- Stakeholders e público alvo

- Posicionamento

Sumário Executivo

  • Diagnóstico da Situação Atual de Marketing

Faremos uma análise do ambiente interno e externo da empresa, acompanhando as tendências e novas oportunidades do mercado.

  • Ambiente Interno

Mercado específico. Os produtos devem levar características caseiras, bem como o ambiente onde serão vendidos. Os funcionários devem ter  uma postura acolhedora, tornando o ambiente familiar e aconchegante. A empresa deve passar a sensação de extensão da casa dos clientes, no que tange a higiene, conforto, relacionamento (clientes x funcionários; funcionários x funcionários).

  • Ambiente Externo

Há uma grande tendência nos tempos atuais à procura por alimentos práticos e saudáveis. A era do “fast food” está com seus dias contados. Existe sim, uma tendência em procurarmos o que é mais rápido e prático, porém, a procura por alimentos saudáveis tem feito  o consumidor abrir mão de alguns hábitos, em busca de algo que traga a lembrança da “casa da vovó”, mas sem o comprometimento de tempo que isso traria na prática.

Nos dias de hoje, termos a possibilidade de comprar um bolo caseiro quentinho saindo do forno pode ser considerado um luxo!

  • Matriz SWOT

Forças X Fraquezas

Atendimento de qualidade;

Empresa nova no mercado;

Excelente localização;

Poucos clientes;

Cardápio variado;

Pouca propaganda;

Entrega em regiões próximas

Oportunidades X Ameaças

Novos concorrentes;

Aumento do consumo de bolos caseiros;

Aumento dos preços dos alimentos;

Aumento da inflação;

Concorrência com fabricantes de produtos industrializados e padarias

 

Cenário (macro e micro):

Variáveis importantes do cenário micro e macro que podem influenciar a Comunicação devem ser levadas em consideração no desenvolvimento do CIM. Destacamos alguns ambientes importantes e influenciáveis:

  • Cenário micro:

  • Fornecedores – vendem insumos de extrema qualidade e procedência, permitindo que os nossos produtos sejam de ótima qualidade. Assim, o marketing pode trabalhar a informação de excelência de sabor do nosso produto.
  • Funcionário – exigimos na contratação e no treinamento de nossos empregados que prestem o melhor atendimento, com muita cordialidade, agilidade e carisma com o cliente.
  • Canais de marketing – utilizamos panfletos, mídias sociais e parcerias com empresas de outro ramo que pode alavancar o nosso produto.
  • Concorrentes – possuem preços similares aos nossos, mas com a qualidade um pouco inferior. Atuam com comunicação bem simples, apenas por panfletos e no “boca a boca”. O market share é bem divido entre os concorrentes.
  • Público alvo – pessoas de todas as idades, gêneros, de classe A e B, da região de Vitória e Vila Velha que buscam um produto com sabor “caseiro”, de muito sabor e saudável.
  • Cenário macro:
  • Econômica – o país vive um momento de crise econômica e com inflação elevada. A empresa deve trabalhar com redução de custos para manter o preço acessível para os clientes.
  • Tecnológico – mudança rápida de novas tecnologias de mídias, aproveitar as novas tendências de mídias sociais para melhorar a divulgação da imagem da empresa e aproveitar aplicativos para melhorar o atendimento ao cliente.  

Desenvolvimento

  • Stakeholders 

  • Público Alvo

Queremos atingir pais e mães e alguns estabelecimentos como salões de beleza, lojas e padarias.

Como nosso produto final são bolos caseiros, acreditamos que precisamos atingir principalmente as pessoas que decidem pela alimentação da família como um todo. Essas pessoas também, provavelmente, tiveram em sua infância o consumo desse tipo de produto e que hoje está cada vez mais difícil de fazer e comprar. Queremos resgatar essas memórias e trazer para o dia a dia dessas famílias uma forma mais saudável de alimentação.

Os demais públicos (estabelecimentos mencionados) também serão nossos clientes, mas que terão como clientes o nosso target principal. Não queremos ficar presos somente a nossa loja. O consumo de nossos bolos pode ser realizado através de parcerias como salões de beleza, lojas e padarias que fiquem na região que queremos atingir.

Salões e lojas nos ajudarão a divulgar nossos produtos assim como vendê-los de forma rápida e prática aos clientes que estiverem frequentando esses estabelecimentos.

As padarias hoje são nossas concorrentes. Elas também fabricam bolos, caseiros ou não, mas queremos que algumas mudem de posição e passem a ser parceiras. Podemos oferecer bolos a preços atrativos para serem revendidos. Além disso, sabemos que o sabor do que fabricamos é diferente além da diversidade de sabores que podemos produzir sem prejuízos, pois é o nosso foco.

Teremos como influência direta as crianças e empregadas domésticas. Por estarmos numa região de classe social A e B, em algumas casas as empregadas indicam produtos e serviços para a casa onde trabalham. Fora isso, essas pessoas também possuem suas residências e podem consumir nossos produtos, uma vez que o preço será atrativo. As crianças também podem pedir aos pais determinados bolos se for agradável a elas.

  • Fornecedores

A empresa não tem nenhum fornecedor fixo e/ou contrato firmado. A matéria prima utilizada na produção é comprada diretamente em supermercados. Não há a obrigação da aquisição ser realizada sempre no mesmo supermercado. É realizada uma pesquisa para saber quais os locais com preços mais baratos e, assim, garantir os suprimentos da semana ou mês. O único requisito é optar por marcas de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com