TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANTENDO A MOTIVAÇÃO EM PERÍODOS DE CRISE

Por:   •  24/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Mantendo a motivação em períodos de crise

        

As empresas buscam, constantemente, novas formas de motivar seus funcionários. Constroem, de forma criativa, novas campanhas de incentivos de acordo com as mudanças e transformações que vem ocorrendo na economia mundial. Nem só de bônus vive um bom profissional! Por isso, fique atento às novas formas de incentivo e motivação que podem ser proporcionadas pelas organizações.

Como motivar meus funcionários?

É no meio da crise que boas empresas elaboram campanhas criativas para motivar seus funcionários. Empresas de várias partes do mundo estão apostando em novos programas motivacionais, focando no talento dos seus profissionais. Profissionais que já possuem uma boa remuneração tendem a ter maiores níveis de satisfação quando a recompensa não está relacionada apenas ao aspecto financeiro, mas sim com os demais setores, funções e contextos corporativos.

As recompensas financeiras tendem a gerar um impulso de curto prazo, podendo tornar o programa de motivação monótono. Para ter um programa eficaz, os líderes devem investir em outros tipos de incentivos,  que sejam justos e desenvolvidos em avaliações realistas das possibilidades que a sua organização pode oferecer.

Os profissionais esperam por atitudes e comportamentos simples, que sejam realizados pela liderança, incluindo:

  1. Líderes atenciosos;
  2. Reconhecimento do trabalho;
  3. Uma oportunidade para liderar projetos.

Esses fatores foram considerados, por pesquisas recentes, muito mais relevantes que apenas motivadores financeiros, como bônus e aumentos salariais. Isso ocorre, pois esses fatores acabam envolvendo o desempenho dos profissionais no cotidiano, realizando mudanças em seus comportamentos que agregam maiores valores aos resultados corporativos.

Em meio ao caos do mercado econômico e ao corte de custos promovido por empresas no mundo todo, os líderes devem buscar formas alternativas de conseguir manter  a motivação dos seus profissionais. Conseguem destaque nesse momento delicado, os líderes dedicados, que se empenham em motivar seus funcionários e que estejam dispostos a ir além das expectativas.  Reter talentos nunca foi tão difícil quanto nesse momento…

O ser humano gosta de tratamento especial e personalizado. Esse deve ser o melhor caminho para conquistar a fidelidade do seu funcionário, além de conseguir maior motivação e comprometimento para com a organização.

Dicas para manter a motivação:

  • As ações do profissional devem ser constantemente motivadas.
  • O  bem estar do profissional deve ser preservado.
  • A empresa deve buscar desenvolver oportunidades para crescimento na carreira.
  • Envolva os profissionais em diferentes projetos e incentive a sua evolução profissional e pessoal.
  • Controle as demissões e a rotatividade dos seus profissionais.
  • Evite uma queda na gestão, incentivando a segurança e confiança dos profissionais para com a organização.
  • Incentive a interação entre os gestores e demais funcionários.
  • Tenha uma política de transparência e seja claro quanto aos objetivos da corporação.

A gestão de liderança deve se manter forte e, como em qualquer  período de crise, ser firme e paciente, mantendo a ética profissional, a transparência em suas negociações e na comunicação, principalmente sobre as mudanças que podem ocorrer durante esse período.

Fonte: http://blog.sucessoclub.com.br/mantendo-motivacao-periodos-crise/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com