TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATANDO O CRAIGSLIST: EMPREENDEDORISMO NO MERCADO DE ALUGUEL DE APARTAMENTOS ON-LINE

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM MBA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS

Resenha Crítica de Caso

Rafaella Alves Gonçalo

Trabalho   da   disciplina   Gestão
Estratégica e Empreendedorismo

                                                                     Tutor: Prof. Ana Maria Carvalho

João Pessoa

2020


MATANDO O CRAIGSLIST: EMPREENDEDORISMO NO MERCADO DE ALUGUEL DE APARTAMENTOS ON-LINE

Referências: HARVARD BUSINESS SCHOOL. Matando o Craigslist: Empreendedorismo no mercado de aluguel de apartamentos on-line, por Peter Colesi, Oshua Gansw e Ei-Yuan Yu, Harvard Business School, revisado em 26 de abril de 2012. Universidade Estácio de Sá: Biblioteca da disciplina Marketing Estratégico. Acessado em 25 de outubro de 2020.

O referido estudo de caso fala sobre o empreendedorismo no mercado de aluguel de apartamentos on-line. No decorrer de seu desenvolvimento, percebemos que a ideia de impulsionar esse mercado se originou por dois consumidores, clientes deste segmento terem tido a necessidade de, em determinado momento, procurarem imóveis pela internet, para locá-lo de acordo com as suas necessidades. Ao realizar essa procura eles foram surpreendidos pela inutilidade da internet em tua totalidade nesta busca. Ao sofrerem como consumidores, Jon e Lawrence enxergaram este espaço como um solo fértil para o empreendedorismo.

Nos EUA em 2011, o mercado de apartamentos dos era totalmente dividido. Os mercados locais eram conduzidos por tendências que modificavam de mercado para mercado. Neste período algumas cidades apresentaram as taxas de vacância baixas, como pode-se exemplificar, Nova York, chegando a 1%, porém em Detroit, 18%. Outro fator é que o rendimento dos inquilinos teve uma alteração significativa, drástica até, no mercado em sua totalidade. Dos lares de famílias nos Estados Unidos, 30% eram famílias de aluguel e o número de inquilinos chegou ao maior aumento de todos os tempos, no número de 37 milhões de famílias, em 2010. No censo de 2007, aferiu-se que este mercado gerou US$ 61 bilhões em renda anual. Os maiores investimentos historicamente consistir em publicações locais e revistas, taxas de corretagem e sinalização, gastos em publicidade e geração de leads. Perante o “bum” da internet nos anos 90, a publicidade e geração de leads passaram a migrar on-line, que por conseguinte, passou o crescimento do mercado on-line de locação de apartamentos. Uma multiplicidade de players interagiu para trazer imóveis de proprietários para os caçadores de apartamentos, estes serviços ficaram em quatro categorias principais, conforme a seguir: Sites de listagem, onde os blocos de construção de nível básico do mercado de apartamento on-line, listagens locais constituíram alguns dos primeiros players a entrar neste ambiente; Sindicadores, que constituíam em serviços que levavam listagens de proprietários e corretores e, em seguida, repostavam ou “sindicavam” para os muitos sites de listagem de apartamentos na web; Classificados on-line, que constituíram em quadros de avisos virtuais, self-service, nos quais apartamentos eram tipicamente exclusivamente uma entre muitas categorias. Como o site de classificados mais visitado no mundo, o Craigslist tem domado nesta categoria; por fim, Agregadores, que recolhiam suas listas dos outros players neste espaço, repostando posts de sites de listagens e classificados on-line, e recebiam feeds de sindicadores.

Em 1995, Craig Newmark iniciou seu site com um serviço de distribuição de e-mail para os amigos que distinguiam eventos locais em São Francisco. Perante o desenvolvimento e o interesse no site, o ambiente se tornou um local onde os usuários podiam postar avisos e anúncios para tudo, como bens usados para empregos e apartamentos. Em 1999, a Craiglist passou a ser incorporada como empresa com finalidade lucrativa e em 2011, passou a ter 30 funcionários. Os analistas avaliavam uma receita por ano em torno de US$ 150 milhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com