TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS

Por:   •  30/4/2020  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS

Resenha Crítica de Caso

Dielen Cunha Brum Sant`Anna

Trabalho da disciplina Marketing Estratégico

                                         Tutor: Prof. Volmer Avelino Silvio Paula da Silveira

Rio de Janeiro

2020

MARKETING ENCONTRA A WEB 2.0, MÍDIAS SOCIAIS E CONSUMIDORES CRIATIVOS: IMPLICAÇÕES PARA A ESTRATÉGIA DE MARKETING INTERNACIONAL

Referência:

R. BERTHON, Pierre; F. PITT, Leyland; PLANGGER, Kirl; SHAPIRO, Daniel. Marketing encontra a web 2.0, mídias sociais e consumidores criativos: Implicações para a estratégia de marketing internacional. Harvard Business School, 01/2012. Disponível em: www.sciencedirect.com. Acesso em: 30/03/2020

O caso discutido aborda a importância da tecnologia para o mundo e as empresas do século 21. O começo de tudo é a web 1.0,onde os consumidores em todo o mundo podiam interagir com as empresas e uns com os outros através da plataforma World Wide Web. Nessa plataforma, as empresas faziam uma apresentação de seus folhetos corporativos. Rapidamente esses websites evoluíram para coordenação e comércio online. Com conteúdo abrangendo de entretenimento a educação.

 É visto no caso três termos muito relevantes que são: Web 2.0, mídias sociais e consumidores criativos e é imprescindível que gestores de marketing compreendam as nuances de cada um para melhor servir o mercado internacional. A Web 2.0 possibilita a criação e distribuição de conteúdo e mídia social. Ela tem duas consequências principais de importância para profissionais de marketing globais: Primeiro, ela originou o que foi designado de “mídia social” e segundo, permitiu que o fenômeno que foi designado como “consumidores criativos” florescesse.

Os consumidores criativos são o novo local de valor na Web 2.0. O manual de marketing Management de Philip Kotler tinha o subtítulo de “análise, planejamento, execução e controle.” Hoje entende-se que sim, que devemos fazer tudo isso, mas uma parte importante do trabalho está do lado dos consumidores e eles são, em grande medida, co-criadores de sentido das marcas.

Basicamente as mídias sociais abrangem os canais e o conteúdo disseminado através de interações entre indivíduos e organizações (Kietzman, Hermkens, McCarthy & Silvestre, 2011). O conteúdo de mídia social abrange texto, imagens, vídeos e redes. Tendo um papel indispensável na construção da personalidade da empresa, o estabelecimento de suas metas e a aproximação com os objetivos do consumidor.

Para que o estrategista de marketing compreenda e floresça no novo regime é preciso seguir uma série de cinco diretrizes essenciais: 1- Mídia social é uma função da tecnologia, cultura e governo de um país em particular; 2- Na era das mídias sociais, eventos locais raramente permanecem locais; 3- Na era das mídias sociais, questões gerais raramente permanecem gerais; ou seja, questões macro tendem a ser (re)interpretadas localmente; 4- As ações e criações de consumidores criativos tendem a ser uma função da tecnologia, cultura e governo de um pais em particular; 5- A tecnologia tende a ser historicamente dependente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com