TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO PESSOAL

Artigo: DEPARTAMENTO PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  2.010 Visualizações

Página 1 de 3

Esse trabalho vem retratar as funções do departamento pessoal, e sobre as leis trabalhistas que envolve o departamento, as partes integrantes da construção de relação da empresa / funcionário, onde são envolvidas as relações previdenciárias e burocráticas do assunto. O Departamento Pessoal é de uma extensão muito ampla, onde envolve toda a prática trabalhista e contábil, pois a contabilidade está integrada a todos os departamentos de um escritório. O assunto sobre Leis Trabalhistas envolve várias partes como por exemplo, Ministério do Trabalho; I.N.S.S., sindicatos patronais e sindicatos de funcionários, entre outros. É um assunto interessante, que nos fornece conhecimentos básicos sobre os direitos de cada trabalhador.

1. INTRODUÇÃO

Sendo a Contabilidade objetivamente um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com Demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, o Departamento Pessoal passa a ter uma importância relevante dentro deste conjunto, já que através dele se obtém informações e cálculos precisos no que diz respeito as questões sociais empresa ou entidades/pessoas frente às suas obrigações e direitos, completando assim a sua razão de ser dentro da contabilidade.

Imaginemos a contabilidade como uma grande estrutura. Estrutura significa a composição, o arcabouço, a intimidade do edício contábil. Quando, no corpo humano, falamos em estrutura, queremos referir-nos aos componentes fundamentais da constituição óssea, dos órgãos vitais, bem como as medidas gerais, peso, altura etc.,. Se uma pessoa tem um nariz ligeiramente aquilino, não é um problema de estrutura, mas talvez um problema de traços, acessório. Da mesma forma, em contabilidade, estrutura é o fundamental. No corpo humano, sem dúvida, Ter os órgãos vitais funcionando bem, como os rins trabalhando sem problemas de filtração, é mais prioritário do que ter uma poderosa estrutura óssea.

Dentro da grande "estrutura contabilidade" temos os órgãos que se dividem em setores ou departamentos como o Pessoal que é de recursos humanos; o Fiscal que controla as entradas e saídas de mercadorias e registros dos referidos estoques; o Tributário que apura os impostos que venham a ter as empresas industriais, comerciais e as prestadoras de serviços tais como I.P.I., I.C.M.S., I.S.S., Contribuição Social, I.R.P.J., P.I.S., COFINS, I.R.R.F., SIMPLES... e o Contábil que se encarrega de registrar todo o Ativo e Passivo de uma empresa, suas despesas, receitas, seus ganhos, suas perdas tendo como objetivo final apurar um resultado patrimonial.

Sendo assim, a Contabilidade é uma ciência nitidamente social quanto as suas finalidades, mas como, metodologia de mensuração, abarca tanto o social quanto o quantitativo.

O Conhecimento que a Contabilidade tem do seu objeto está em constante desenvolvimento, como aliás, ocorre nas demais ciências em relação aos respectivos objetos. Por esta razão, deve-se aceitar como natural o fato da existência de possíveis componentes do patrimônio cuja apreensão ou avaliação se apresenta difícil ou inviável em determinado momento.

Daqui para frente desenvolverei meu trabalho de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com