TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA FINANCAS CONTROLADORIA E BANCOS

Por:   •  23/5/2017  •  Artigo  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

SOPHIA RODRIGUES SANTOS

CURSO: MBA FINANCAS CONTROLADORIA E BANCOS

ATIVIDADE 01

1 - Fichamento sobre os tipos de pesquisa: estudo de caso, pesquisa ação, pesquisa de campo.

Há vários tipos de pesquisa, sendo essas agrupadas em torno de algumas modalidades como quanto a natureza – classificada quanto a tipologia em pesquisa básica ou aplicada -. A pesquisa básica procura desenvolver o conhecimento cientifico sem uma profunda aplicação pratica, já a pesquisa aplicada é basicamente uma pesquisa aplicada na qual se levanta informações para futuras utilizações na solução de problemas atuais.

Existe também a pesquisa quanto a abordagem, que pode ser tanto quantitativa como qualitativa, sendo a diferença entre elas o objeto ou objetivo da investigação realizada. A pesquisa qualitativa explora a metodologia predominantemente descritiva onde a quantificação dos objetos não é priorizada, envolve a descrição de determinado fenômeno, caracterizando sua ocorrência e relacionando-o com outros fatores.

Entre as características da pesquisa qualitativa, temos a subjetividade resultando em analises subjetivas, multiplicidade onde é gerada por meio da subjetividade uma multiplicidade de opiniões contraditórias gerando assim grande discussão, a interpretação que é relacionada diretamente a subjetividade e a multiplicidade, a narração onde o pesquisador busca relatar suas conclusões com argumentos, tentando assim convencer o leitor de suas convicções, a coleta de dados que na pesquisa qualitativa não tende a ser estruturada e análise de dados.

Já a pesquisa quantitativa, que no campo das ciências exatas é predominante, contém dados que visam quantificar as variáveis estudadas. Por esse fato, esse tipo de pesquisa faz uso de amostragens, coleta de dados estatísticos entre outros.

Entre suas características, destacam-se a objetividade onde o pesquisador trata de analisar o resultado da pesquisa, por meio de modelos estatísticos, a mensuração dos dados onde se verifica e analisa objetivamente se a medida obtida atende o esperado, analise estatística onde o pesquisador precisa saber definir o tamanho da amostra pesquisada para que os resultados passem confiabilidade dentro dos valores estabelecidos, os objetivos onde é explicado as causas, as coletas de dados que tendem a seguir modelos baseados em fundamentos estatísticos de amostragem.

Há também a pesquisa quanto aos objetivos, que podem ser divididos em três grupos: exploratórias, descritivas e explicativas. A exploratória tem como objetivo é proporcionar um conhecimento sobre determinado problema, tratando-se muitas vezes de uma pesquisa preparatória sobre um problema pouco explorado ou assunto pouco conhecido, sendo geralmente realizadas por revisões de literatura, estudo de caso ou entrevistas com pessoas influentes na área. A descritiva procura caracterizar opiniões, atitudes ou crenças de determinado grupo e a explicativa, onde geralmente são utilizados métodos experimentais.

Temos a pesquisa quanto ao método, sendo duas de suas principais a pesquisa ação e a pesquisa de campo. Na pesquisa ação há a intervenção, na pesquisa de campo os dados são diretamente obtidos com informantes por meio de questionários e entrevistas.

Em todas essas pesquisas citadas acima, são necessárias pelo menos sete etapas para se chegar a alguma conclusão, sendo elas: identificar o problema, pesquisa, onde é necessário saber o se problema investigado já foi selecionado por outro pesquisador além de revelar outras vertentes do problema em si. Nessa etapa, é necessário ir a fundo para saber o que outros estudiosos que se dedicaram ao assunto investigado já descobriram para que se tenha um subsidio para a pesquisa em andamento. Depois há a formulação da hipótese onde o pesquisador apresenta uma resposta ao problema abordado, depois é feita a metodologia de trabalho, que depende se os dados serão qualitativos ou quantitativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com