TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS CORPORATIVAS

Por:   •  5/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE UnYLeYa

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS CORPORATIVAS

JOSÉ LUCIANO CRUZ OLIVEIRA

CONTROLADORIA BANCÁRIA

TERESINA

2018

ÍNDICES DE LIQUIDEZ

Nos dias atuais, organizações vêm sofrendo com a forma de medir seus bens e direitos fazendo com que o gestor não tenha controle necessário para saber se suas atividades estão cobrindo as obrigações, são para isso que serve os índices de liquidez, Estes tem como conceitos indicadores financeiros de análise de crédito que revelam quanto à empresa possui de recursos disponíveis para quitar suas obrigações com terceiros.

Vale ressaltar, que cabe ao gestor ter em mente que as informações necessárias para calcular o índice de liquidez estão disponíveis no balanço patrimonial da organização. E é dever dele lembrar que existem quatro tipos de liquidez que são elas: Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Imediata e Liquidez Geral.

A liquidez corrente mede a capacidade de pagamento de uma organização em curto prazo. Ela indica o quanto possuímos em numerários, propriamente ditos, mais os rapidamente realizáveis em relação aos nossos credores em curto prazo. Por exemplo, uma empresa com ativo circulante no valor de R$10.000,00 e passivo circulante com o valor de R$6.000,00 ao aplicar na formula da liquidez corrente (LC=AC/PC), observa-se que a empresa possui alguma folga para cumprir com suas obrigações.

Quando a empresa faz um calculo para pagar suas obrigações em curto prazo desprezando seus estoques, ou seja, os valores de que a empresa dispõe para pagar suas contas no curto prazo ainda que não consiga vender nada do que tem estocado, tem o que chamamos de Liquidez Seca.

Entende-se por liquidez imediata, quando o indicador considera apenas a conta do balanço patrimonial da empresa que representa os valores já disponíveis, ou seja, o dinheiro em caixa, os saldos bancários e as aplicações financeiras de curto prazo. Além dos estoques, são excluídos, portanto, também direitos como os decorrentes das vendas a prazo.

Por fim, sabe-se que liquidez geral mede a situação total dos bens e direitos da empresa, eliminando os possíveis arranjos nas classificações de contas entre longo e curto prazo.

Depois de realizado o índice de liquidez, a leitura do mesmo é feita em regra geral da seguinte maneira: 

  • Índice de liquidez maior do que 1: a empresa possui alguma folga para cumprir com suas obrigações.
  • Índice de liquidez igual a 1: os valores à disposição da empresa empatam com as contas que ela tem para pagar.
  • Índice de liquidez menor do que 1: se a empresa precisasse quitar todas as suas obrigações no curto prazo, ela não teria recursos suficientes.

Com tudo deve considerar que uma organização pode esta pagando suas dívidas em tempo apto, mas se tiver que liquidar totalmente suas obrigações, provavelmente não tenha capacidade de pagar totalmente seus passivos podendo gerar insolvência que é o estado do devedor que não é comerciante e se encontra sem recursos, financeiros ou patrimoniais, para saldar as obrigações contraídas; inadimplência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com