TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA FINANÇAS CORPORATIVAS

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

MBA FINANÇAS CORPORATIVAS

TURMA 26


Introdução

O trabalho tem como objetivo fazer uma análise sucinta do desempenho econômico e financeiro da empresa AMBEV, com base nos exercícios de 2011 a 2016. A partir da análise realizada e projeções para os próximos anos (com data base em 2016), foi realizado o valuation da empresa com objetivo de determinar seu preço por ação.

A tabela a seguir resume as informações extraídas dos balanços da companhia e que serviram como base, em conjunto com o DRE e Fluxo de Caixa, para os cálculos dos indicadores econômicos e financeiros.

Tabela 1 - Resumo Balanço Patrimonial

[pic 2]

  1. Indicadores econômicos e financeiros

A seguir são apresentados os indicadores de desempenho econômico e financeiro da empresa calculados nos exercícios de 2011 e 2016. Os principais indicadores serão destacados na sequência.

[pic 3]

O NOPAT da empresa é um indicador que demonstra o seu desempenho operacional, sendo o ponto de partida para determinar se a empresa está ou não criando valor. A margem NOPAT da Ambev se manteve no patamar em torno de 25% ao longo dos seis anos de análise, tendo seu pico em 2013. Isto indica uma boa estabilidade das operações da companhia e que esta está em bom caminho para geração de valor em suas operações.

O ROCE indica quanto de retorno operacional a empresa está gerando sobre o seu capital empregado, o que neste caso também se manteve basicamente constante nos anos da análise, sofrendo uma pequena queda somente no último ano.

O ROCE quando comparado ao WACC do setor (Spread econômico) indica a geração de valor da AMBEV. Este spread, quando multiplicado pelo capital empregado, indica o EVA da companhia que sofreu uma queda 2015, principalmente motivada pelo acréscimo do WACC do setor, e voltou a se recuperar em 2016.

Dos indicadores financeiros e de liquidez, destaca-se na Ambev o seu ciclo financeiro negativo. Isto é resultado do grande poder de barganha que a companhia tem com seus fornecedores, conseguindo prazos mais longos para pagamentos em relação aos seus recebimentos. Esta é uma das grandes fortalezas financeiras das operações da Ambev, não precisando se comprometer com capital de giro, sendo favorável a sua geração de caixa.

  1. Valuation da empresa

O valuation da companhia foi realizado com base em um cenário base definido em sala de aula. A data-base do valuation é 31/12/2016 e o período de projeção de 6 anos, considerando perpetuidade a partir deste. A seguir são apresentadas as premissas do cenário base.

[pic 4] 

Foi realizado o valuation da companhia a partir do Fluxo de caixa livre para firma (FCFF) descontado e a partir do MVA. Ambos os métodos são convergentes e chegam a um mesmo valor final da companhia. Por simplificação, será apresentado a seguir os resultados projetados com base no FCFF.

[pic 5]

As projeções foram realizadas a partir da tabela de premissas para valuation e valores realizados em 2016. Para o cálculo de crescimento na perpetuidade (g) foi realizado um teste de consistência que utilizam como base o ROCE e a taxa de reinvestimento da empresa [(var. NCG + Capex – Depreciação)/NOPAT].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (428.3 Kb)   docx (197.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com