TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA

Por:   •  10/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.315 Palavras (18 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 18

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

GESTÃO DE FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA

TURMA 65

Victor Zanfelice

ANÁLISE DE CONTABILIDADE:

JBS S.A

CAMPINAS

2021

Prática da boa contabilidade como ferramenta de gestão

Atualmente contamos com um mercado extremamente competitivo, onde todos buscam transformar detalhes em vantagem competitiva, principalmente devido a qualidade dos produtos ou serviços estarem significativamente similares e o seu custo cada vez mais próximo.

A contabilidade se torna uma grande aliada para análise de casos e principalmente tomada de decisão, de modo geral, podemos identificar diversos aspectos e potenciais através dela, como sua rentabilidade, endividamento, lucratividade, atividade e liquidez.

A contabilidade tem diversos usuários e cada um deles se interessa por um aspecto em especial, para tomada de decisão, por exemplo:

- Fornecedores: Buscam informações sobre sua capacidade de pagamento, ou seja, sua liquidez;

- Instituições financeiras: Buscam informações sobre sua rentabilidade, endividamento em relação a capacidade de pagamento e sua liquidez;

- Clientes: Buscam informações sobre a sua capacidade de entregar as exigências, como sua capacidade máxima de produção por exemplo, levando em consideração suas instalações e níveis de estoque;

- Governo: Busca informações no seu balanço para analisar as finanças e suas evoluções, assim verificar se está tudo conforme a lei;

- Gestores: Buscam realizar analises, transformando as informações em indicadores, para auxilio na tomada de decisão.

Com o grande avanço da tecnologia, portar altos níveis de informação se tornou essencial para adquirir vantagem competitiva e escolher a melhor direção, a contabilidade contribui imensamente para isso, uma vez que é alimentada por dados gerados por toda composição organizacional, transmitindo uma visão clara sobre o todo.  Essas informações são transformadas pelo gestor em indicadores para viabilizar e validar suas decisões, levando em consideração minha atuação no atacado e varejo de produtos alimentícios, posso citar os seguintes exemplos:

- Identificar roubos, perdas ou desperdícios;

- Identificar seus produtos mais rentáveis ou menos rentáveis;

- Realizar gestão de estoque a nível ideal, evitando aquisição de recursos desnecessários;

- Identificar o preço correto ou mínimo de um produto ou serviço, viabilizando possíveis descontos ou promoções;

Desta forma, acredito que praticar e prezar pela boa contabilidade é imprescindível para se manter vivo e competitivo no mercado, indiferente a sua área de atuação ela será uma enorme aliada e principalmente uma base sólida para tomada de decisões.

[pic 1]

Quem Somos

 A JBS S.A é uma grande companhia de alimentos, fundada em 1953, por José Batista Sobrinho, que iniciou as operações em uma pequena unidade com capacidade de processamento de cinco cabeças de gado por dia, na cidade de Anápolis, em Goiás.

Desde o início da sua jornada, a companhia criou parcerias estratégicas, evoluiu em processos e contou com a colaboração das pessoas para se tornar a líder global no processamento de proteína animal.

Atualmente, opera em mais de 15 países e atende uma base de 275 mil clientes em 190 países através do seu extenso e variado portifólio de produtos e marcas reconhecidas no Brasil e no exterior, como Friboi, Swift, Seara, Seara Gourmet, Doriana, Massa Leve, Pilgrim’s Pride, Plumrose, Primo, entre outras. A JBS conta com mais de 242 mil colaboradores, presentes em plataformas de produção e escritórios comerciais, com sede no Brasil. Sua estrutura conta com unidades processadores de bovinos, ovinos, suínos, aves e couros, além do confinamento de bovinos e ovinos.

A companhia vai além do setor alimentício, também atua em segmentos relacionados como couros, produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas, envoltórios, biodiesel, transportes, gestão de resíduos e reciclagem.

As atividades da JBS são realizadas através de cinco unidades de negócios espalhadas pelo mundo, sendo elas:

  •  JBS Brasil: produção de carne bovina, couros e operações de Novos Negócios no Brasil.
  •  Seara: produção de carne de frango, suína e de produtos processados no Brasil.
  •  JBS USA Beef: produção de carne bovina e produtos processados nos Estados Unidos, Austrália e Canadá.
  •  JBS USA Pork: produção de carne suína e produtos processados nos Estados Unidos.
  •  Pilgrim’s Pride: produção de carne de frango, suína e de produtos processados nos Estados Unidos, Europa e México.

Nossa estrutura de governança corporativa está em constante atualização, criando um ambiente de confiança com seus investidores, acionistas e demais públicos de interesse, assegurando transparência em todas as relações. A estrutura de governança é formada por: Conselho de Administração, pela Diretoria Global de Compliance, por um Conselho Fiscal permanente e por comitês de assessoramento ao Conselho de Administração que atuam em temas específicos considerados estratégicos pela empresa: Sustentabilidade; Auditoria; Financeiro e de Gestão de Riscos; Governança; e Partes Relacionadas.

Em nossa gestão, ética e compliance são fatores essenciais e consideramos como ativos. Contamos com uma diretoria global que trata o tema de forma independente, reportando-se diretamente ao Conselho de Admnistração. Todas as práticas e políticas relacionada à conformidade estão disponíveis do Código de Conduta Ética.

 A JBS acredita no capital humano, ou seja, investe no desenvolvimento de seus colaboradores em alinhamento com a missão do negócio. Para essa finalidade contamos com RH corporativo, respeitando leis e normais locais e busca sempre atrair os melhores talentos do mercado, mantendo uma diretriz de gestão, para manter os mais elevados níveis de gestão e desenvolvimento de carreira. A companhia acredita no valor do diálogo entre gestores e equipes e devido a isso estimula o relacionamento interpessoal entre os colaboradores, para alcançar melhores performances.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (985.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com