TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA em Gestão Industrial

Artigo: MBA em Gestão Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

MBA em Gestão Industrial

Mapeamento, Análise e Reengenharia do Fluxo de Valor na Operação Produtiva.

Trabalho acadêmico apresentado para cumprimento do programa do curso de MBA em Gestão Industrial na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Área de concentração: Mapeamento, Análise e Reengenharia do Fluxo de Valor na Operação Produtiva.

Conceitos associados ao mapeamento, análise e reengenharia de processos.

Conceito

Desde o inicio os seres humanos em busca do conhecimento para evitar o desperdício de alimentos, vestimentas, e outros segmentos e inclusive acidentes no local de trabalho e proteger o meio ambiente, precisavam criar um algum tipo de mecanismo e método para suprir suas necessidades.

E que houvesse uma forma de enxergar a causa e o efeito dos processos realizados para o desenvolvimento do produto, com o passar dos anos foram desenvolvidas varias ferramentas de qualidade para superar as dificuldades em busca da melhoria continua no processo de fabricação.

Kaoru Ishikawa na década de 60 foi um engenheiro de controle de qualidade que desenvolveu a ferramenta Diagrama de Ishikawa conhecido também como Diagrama (Causa e Efeito, espinha de Peixe ou 6M). Segundo Ishikawa, K. (1989, 1993), “praticar um bom controle da qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor”.

Geralmente as falhas dos produtos ocorrem as partir da Teoria do 6M: materiais, métodos, mão-de-obra, máquinas, meio ambiente, medidas. Para detectar o problema e a solução é extremamente necessária a participação de todos os funcionários e setores da organização para obter um resultado satisfatório para ambas as partes e principalmente para os consumidores e que não poluía o meio ambiente.

Hoje em dia as empresas tem que atender as necessidades dos consumidores que por sua vez se encontram cada vez mais exigentes em relação as suas compras e mais informados sobre o impacto que o determinado produto adquirido causa ao meio ambiente.

Conclusão

O processo de globalização é o principal motivo para mudanças constantes na área da qualidade, devido ao avanço tecnológico as empresas e os seres humanos, mudam os conceitos quanto aos seus hábitos, cultura, valores e cultura. Algumas ferramentas criadas para melhoria dos processos industriais e outros segmentos:

A) Fluxograma: Descreve os passos de um determinado processo desde a matéria prima até o produto final.

B) Folha de verificação: É a demonstração dos números de problemas detectados de uma forma resumida apresentando o período em que ocorreram.

C) Gráfico de Pareto: É apresentação gráfica quantificando e separando por níveis os problemas socioeconômicos nos processos industriais e também dos setores administrativos

D) Diagrama de causa e efeito: Identificar as causas dos problemas se for operacional máquinas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com