TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECANISMO DE AÇÃO DOS DISRUPTORES ENDÓCRINOS

Por:   •  4/8/2015  •  Bibliografia  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE TOXICOLOGIA

MECANISMO DE AÇÃO DOS DISRUPTORES ENDÓCRINOS

Em suma, os disruptores endócrinos podem interferir no funcionamento do sistema endócrino das seguintes formas:

- mimetizando a ação de um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, desencadeando reações químicas semelhantes no corpo. Isso é definido como feito agonista (Figura 1b);

- bloqueando os receptores nas células que recebem os hormônios, impedindo assim, a ação dos hormônios naturais, que é chamado efeito antagonista (Figura 1c).

[pic 1]

Os outros efeitos que podem ocorrer no sistema endócrino são alterações na síntese e na remoção dos hormônios de seus respectivos receptores, e ainda, interações com sistemas multi-hormonais (BIRKETT; LESTER, 2003).

Os diversos mecanismos de ação dos disruptores endócrinos estão descritos no Quadro abaixo.

Mecanismo de Ação

Definição

Mimetizadores

Imitando um hormônio natural, um disruptor endócrino é capaz de se ligar de forma precisa ao receptor hormonal. Ocupando o sítio de ligação, mensagens podem ser enviadas aos genes. Mensagens podem ser enviadas em tempos diferentes, ou superprodução de mensagens causando efeitos adversos

nas funções biológicas. A função biológica afetada depende do hormônio que está sendo mimetizado.

Estimuladores

Alguns disruptores endócrinos são capazes de estimular a formação de mais receptores hormonais, causando sinais hormonais múltiplos. Esse efeito leva a uma amplificação dos hormônios naturais e externos.

Bloqueadores

Ocupando o sítio receptor na célula, alguns disruptores endócrinos são capazes de bloquear a ação dos hormônios naturais. Isso pode causar um efeito aumentado ou diminuído no gene dependendo de onde o bloqueador é mais ou menos potente que o hormônio sendo bloqueado.

Lavadores Hormonais

Acelera a degradação e eliminação do corpo levando a uma depleção do hormônio.

Lavadores Enzimáticos

Disruptores endócrinos podem interferir nas enzimas que são requeridas para degradação dos hormônios. Desativando-as, mais hormônio é necessário para exercer a atividade. Sua presença continuada no corpo envia mais sinais que o normal ou sinais em tempo inadequado.

Destruidores

Destruidores podem destruir o hormônio ou a capacidade hormonal de exercer sua função agindo direta ou indiretamente para alterar sua estrutura, impossibilitando que o hormônio se ligue ao sítio do seu receptor.

Mecanismo de ação dos disruptores endócrinos

Fonte: BIRKET, 2003

Segundo o Comitê Científico de Toxicidade, Ecotoxicidade e Ambiente – CCTEA, há associações envolvendo a presença destas substâncias no organismo humano e o surgimento de algumas doenças, como câncer de testículo, de mama e de próstata, a queda da taxa de espermatozoides, deformidades dos órgãos reprodutivos, disfunção da tireoide e alterações relacionadas com o sistema neurológico.

Muitos disruptores endócrinos competem com o estradiol (hormônio sexual feminino produzido naturalmente pelo organismo) pelos receptores de estrogênio. Outros competem com a diidrotestosterona (hormônio sexual masculino produzido naturalmente pelo organismo) pelos receptores de androgênio. Portanto, estas substâncias exercem efeitos de feminização ou masculinização sobre o sistema endócrino. Substâncias que produzem efeitos de feminização são conhecidas como estrogênicas, enquanto que as que produzem efeitos de masculinização são conhecidas como androgênicas (BIRKET, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (853.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com