TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS DE POSIÇÃO: MEDIDAS SEPARATRIZES

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.319 Palavras (14 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

  1. Curso de Engenharia

GEOMÁTICA

Coronel Fabriciano

2016

Professor: Vlamir Soares Fonseca

Coronel Fabriciano

2016

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO

2.OBJETIVO

3.METODOLOGIA

4.CONCLUSÃO

1 . INTRODUÇÃO

Aerofotografia é a atividade aérea que tem por objetivo obter levantamentos de informações geográficas de uma área por meio de fotografias aérea, obtida por uma câmera instalada em plataforma aerotransportada com uma vista aérea vertical rigorosamente controlada (com distância focal, parâmetros de distorção de lentes e tamanho de quadro de negativo conhecidos) montada com eixo ótico da câmera próximo da vertical em uma aeronave devidamente preparada e homologada para receber este sistema. A técnica aerofotogramétrica é utilizada nas atividades de mapeamento para a cartografia, no planejamento e desenvolvimento urbano, nas Engenharias Civil, Agronômica e Florestal.

 Através do levantamento aerofotográfico para produção cartográfica visando estudos macros.  Foi abrangida toda área do município de Coronel Fabriciano MG, posteriormente foi selecionado o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, no qual foi realizado o Cadastro Planialtimétrico Estrutural do Campus Unileste.

2. OBJETIVO

        Definir os critérios que orientam os métodos, procedimentos e equipamentos para a execução e pagamento dos serviços de levantamento aerofotográfico das áreas de interesse ao projeto de Cadastro Técnico do município de Coronel Fabriciano, estado de Minas Gerais com ênfase no Cadastro Planialtimétrico Estrutural do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.

3. METODOLOGIA

       Este projeto apresentara ortofotocarta e restituição em escala 1: 3000, com altimetria representada por curvas de nível fornecida. Para ambas etapas os serviços de levantamentos aerofotográficos para projeto de cadastro serão executados conforme a sequência de serviços:

       No recobrimento Aerofotogramétrico usando mapeamento através de ortofotocartas, convencionais ou digitais, exige a execução da cobertura aerofotogramétrica com alguns cuidados inerentes ao processo.

Um avião fotográfico só decola para a execução da missão de cobertura fotográfica depois de um planejamento da operação, a qual, por sua vez, resulta de um estudo detalhado com todas as especificações sobre o tipo de cobertura a ser executado. Abaixo segue as especificações da Produção do Plano de Vôo analítico:

        Determinação da Estação de Tomada de Fotos, determinação do eixo da Câmara, determinação do filme a ser utilizado, fornecimento de mapa base com demarcação da área a ser recoberta, determinação das coordenadas de Orientação de Vôo, determinação da área de Recobrimento, determinação da altura de vôo, determinação da escala de mapeamento, determinação da distância entre faixas, determinação da Base aérea, determinação da área útil, determinação do número de fotografias a serem geradas.

        Apoio Fotogramétrico servirá de orientação para as atividades de aerotriangulação. Esse esquema é feito tomando-se por base o apoio de campo. Deverá ser produzido um croqui com a descrição dos pontos a serem coletados com tecnologia GPS e fornecido para a equipe de campo que fará a coleta de dados. Seu objetivo é materializar um sistema referencial amarrado ao SGB – Sistema Geodésico Brasileiro. Esse sistema materializado deve fornecer referências planimétricas e altimétricas.

      Apoio Suplementar é o conjunto de pontos a ser determinado no campo, tem como finalidade fornecer coordenadas planimétricas a pontos foto-identificáveis de maneira a se obter os parâmetros de orientação das imagens aerofotográficas por meio de aerotriangulação. Os pontos foto-identificáveis são identificados nas fotografias e reconhecidos no terreno de modo que não suscite dúvida de sua individualidade e localização.

       Aerotriangulação é o método fotogramétrico utilizado para determinação de pontos fotogramétricos, visando estabelecer controle horizontal e vertical através das relações geométricas entre fotografias. A aerotriangulação deverá ser executada no software arcgis, incluindo as correções geométricas necessárias. A reambulação deve ter como escopo a complementação e revisão dos trabalhos de restituição.  O processo e edição dos dados espaciais planialtimétricos deverá ser executados em estações gráficas computadorizadas dotadas do software gráfico arcgis. Deverá conter Grade de coordenadas referenciado ao Sistema Geodésico Brasileiro, com indicação do Norte de quadrícula, convenções cartográficas, indicação da Escala numérica e gráfica, layout, título da ortofotocarta, indicação da equipe de trabalho, com a indicação do responsável técnico da Edição.

Recobrimento Aerofotogramétrico:

   

     O mapeamento através de ortofotocartas, convencionais ou digitais, exige a execução da cobertura aerofotogramétrica com alguns cuidados inerentes ao processo.

     Um avião fotográfico só decola para a execução da missão de cobertura fotográfica depois de um planejamento da operação, a qual, por sua vez, resulta de um estudo detalhado com todas as especificações sobre o tipo de cobertura a ser executado. Abaixo segue as especificações da Produção do Plano de Vôo analítico:

  • Determinação da Estação de Tomada de Fotos
  • Determinação do eixo da Câmara
  • Determinação do filme a ser utilizado
  • Fornecimento de mapa base com demarcação da área a ser recoberta
  • Determinação das coordenadas de Orientação de Vôo.
  • Determinação da área de Recobrimento
  • Determinação da altura de vôo.
  • Determinação da escala de mapeamento
  • Determinação da distância entre faixas
  • Determinação da Base aérea
  • Determinação da área útil
  • Determinação do número de fotografias a serem geradas.

[pic 1]

          Depois de ser definida a área a ser fotografada, seus limites são plotados sobre cartas existentes, normalmente em escala de 1:50.000 ou 1:100.000, para ser elaborado o plano de vôo. O plano de vôo consiste em, depois redefinida a escala que as aerofotos deverão sair, lançar as faixas de vôo e coletar as coordenadas geográficas de entrada e saída. Nessa fase também é definida a altitude que a aeronave irá voar, tipo de filme, filtro, comprimento total das linhas de vôo, número de fotos que serão tiradas, porcentagem de recobrimento longitudinal e lateral, podendo variar de 60% a 80% e 30% a 40% respectivamente.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (403.2 Kb)   docx (642.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com