TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medida Por Medida

Dissertações: Medida Por Medida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

Adaptado da obra de Willian Shakespeare, o espetáculo “Medida por Medida” teve a última apresentação pelo Festival de Curitiba na noite de sábado (28), no Teatro Guaíra. A peça abusa do erotismo e da sensualidade para falar de hipocrisia, pecado e virtude. É uma montagem irreverente e bem humorada que combina humor popular e música pop ao texto shakesperiano.

A peça conta a história de um tirano que, por amor excessivo à virtude ou repugnância ao pecado, torna-se cego, o que o leva cometer grandes injustiças.

A história se passa em Viena. Quando o Duque decide viajar, passa o governo para as mãos de Ângelo e de Éscalo. Ângelo, que parece ser um homem bom, decide acabar com a corrupção moral dos cidadãos e ressuscita a pena de morte por fornicação, da qual Cláudio é a primeira vítima. Ele é condenado por engravidar a noiva, Julieta.

Ao saber da situação do irmão, Isabela implora ao novo governador pela vida de Cláudio. Ângelo concorda em libertá-lo, contanto que Isabela fosse para cama com ele. Isabela é uma das poucas moças ainda virgens de Viena. Profundamente religiosa, ela nega o pedido preferindo a morte do irmão a uma vida de vergonha.

Observando tudo isso está o Duque, que retornou a Viena disfarçado de frade e agora sonda as ações do novo governador. Ele convence Isabela a dizer que aceita a proposta, mas no seu lugar manda Mariana, ex-noiva de Ângelo abandonada há cinco anos por falta de dote.

O problema é que Ângelo também enganou Isabela. Ele ordenou que Cláudio fosse decapitado e pediu a cabeça. Porém, seus planos são frustrados pela intervenção do Duque.

A peça chega ao seu clímax com o retorno público do Duque. Ao chegar em Viena ele é “surpreendido” pelos lamentos de Isabela, que acredita que o irmão esteja morto, e de Mariana. A partir de então, pecados e histórias secretas dos personagens vem à tona e cada um recebe sua sentença, de acordo com a mesma medida que julgou o outro.

O estilo sadomasoquista do figurino é um dos elementos que mais chama a atenção na montagem. As peças feitas de borracha, látex, tecidos transparentes e os acessórios eróticos, como o chicote de couro, evidenciam o erotismo.

Apesar da complexidade da história, o espetáculo prendeu o público durante seus 80 minutos de duração. Combinando doses humor, figurino extravagante e música pop, "Medida por Medida" conquistou quem assistiu a peça e arrancou muitos risos, de início tímidos, mas que se soltaram no desenrolar da trama.

O espetáculo foi encerrado ao som de “Like a Virgen”. E, enquanto os atores dançavam no palco, foram aplaudidos em pé pela grande maioria do público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com