TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE CAPITAIS

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

                                      MERCADO DE CAPITAIS

1 - CONCEITO

                É um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporcionam liquidez aos títulos de emissão de empresas, viabilizando seu processo de capitalização. Desta forma, é observado o conceito e, basicamente, o funcionamento do Mercado de Capitais.

2 – A ESTRUTURA DO MERCADO DE CAPITAIS

                O Mercado de Capitais é constituído por sociedades corretoras, bolsas de valores e instituições financeiras autorizadas e divide-se em Mercado Primário e o Mercado Secundário.

                No Mercado Primário é negociado novas ações ao público, ou seja, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa adquire o capital para seus empreendimentos, aumentando os ativos do fluxo de caixa da empresa.

                No Mercado Secundário ocorrem as outras negociações com esses títulos, como novos possuidores, assim a empresa emissora já não terá mais contato com os valores resultantes dessas trocas de proprietários das referidas ações. Nesse mercado, se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, isto é, o mercado de balcão, aumentando a liquidez para esses ativos financeiros.

                Segundo Fortuna (2005) “Mercado de Balcão é um mercado sem local físico determinado para a realização das transações. Elas são realizadas por telefone, entre as instituições financeiras. Neste mercado, normalmente, são negociadas ações de empresas não registradas na BOVESPA, além de outras espécies de títulos. O mercado de balcão é dito organizado quando se estrutura como um sistema de negociações de títulos e valores mobiliários administrados por entidade autorizada pela CVM.”

3 - O INVESTIMENTO NO MERCADO DE CAPITAIS E SUAS CAUSAS

                À medida que cresce o lucro das empresas, isto é,  o nível de poupança individual e a poupança das empresas que constituem a principal fonte de recursos do financiamento dos investimentos de um país. Estes investimentos fomentam o crescimento econômico, o qual gera aumento de renda, fazendo crescer a poupança e o investimento, consequentemente.

                Assim que as empresas se expandem, precisam de mais recursos, os quais podem ser obtidos por meio de: participação de acionistas; empréstimos; reinvestimentos de lucros.
                As duas primeiras fontes de recursos são limitadas. Geralmente, as empresas utilizam-nas para manter sua atividade operacional.

                No entanto, é pela participação de novos acionistas que uma empresa adquire novos recursos não exigíveis. Obviamente, o novo sócio terá participação no capital do referido empreendimento.
                Com novos recursos, as empresas têm condições de adquirir equipamentos e maquinários novos, ou ainda, no desenvolvimento de pesquisas aperfeiçoando seu processo de produção. É desta forma que o investidor em ações, fomenta a produção de bens, dos quais ele também é consumidor. O acionista se beneficia da distribuição de dividendos da empresa, sempre que a empresa obtiver lucros.

                Essa é a mecânica da democratização do capital de uma empresa e da participação em seus lucros. Antes de investir no mercado de capitais deve-se também analisar o tipo de investidor que você é, pois no mercado de capitais existem diversas formas de obter retorno buscando equilibrar os três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliá-lo, portanto, deve estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade. Tornando-se desta forma uma ótima forma de investir seu dinheiro com diversas formas de rentabilidade de pequeno, médio e grande risco, sendo de pequena, media e grande rentabilidade respectivamente.

4 - PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MERCADO ACIONÁRIO

                Para desenvolver o Mercado Acionário e fazer com que o mesmo consiga cumprir com sua função e traga benefícios para as partes envolvidas, o  país de atuação deve ter liberdade de mercado e possuir regras claras e bem definidas. Sendo assim, serão citados a seguir, uns dos principais benefícios que um Mercado de Ações desenvolvido pode propiciar a uma nação:

-O financiamento da produção e dos negócios, por que será por meio da venda de ações que as empresas obtêm dividendos para a expansão do seu capital, tendo obrigações apenas no longo prazo;

-Proporciona  o crescimento econômico  das companhias, as quais podem expandir sua participação no mercado, distribuindo as ações e com isso possibilitando aumentar seus ativos e seu valor de mercado;

-Auxilia a redistribuição de renda, oportunizando a seus investidores ganhos obtidos da valorização das ações e , como consequência, distribuição de dividendos entre os associados;

-Aperfeiçoamento dos princípios da Governança Corporativa, por meio de aprimoramentos na administração, tornando-a mais eficiente e eficaz, pois as empresas precisam cumprir as regras cada vez mais rígidas impostas pelo governo e pelas Bolsas de Valores, tornando este mercado mais transparente perante a sociedade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com