TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA – MÉTODO A SER UTILIZADO NA PESQUISA

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 7

DEFINIÇÕES

        

METODOLOGIA – METODO A SER UTILIZADO NA PESQUISA

A pesquisa tem classificação quanto aos:

  1. Objetivos:

Investigação descritiva:

Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. (VERGARA, 2014, p. 42)

De acordo com o autor Oliveira Netto (2006, p. 10), que defende o entendimento de que a investigação descritiva é basicamente o estudo, analise, registro e interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador; são exemplos as pesquisas mercadológicas e de opinião. A finalidade é observar, registrar e analisar os fenômenos ou sistemas técnicos, sem, contudo, entrar no mérito dos conteúdos.”

Quando o pesquisador apenas registra e descreve os fatos observados sem interferir neles. Visa a descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. (PRODANOV, 2013, p. 52)

Investigação explicativa:

Tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno.” (VERGARA, 2014, p. 42)

Registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Essa pratica visa ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar e definir modelos teóricos, relacionar hipóteses em uma visão mais unitária do universo ou âmbito produtivo em geral e gerar hipóteses ou ideias por força de dedução lógica. (OLIVEIRA NETTO, 2006, p. 10)

“Quando o pesquisador procura explicar os porquês das coisas e suas causas, por meio do registro, da análise, da classificação e da interpretação dos fenômenos observados.” (PRODANOV, 2013, p. 53)

Investigação exploratória:

Que não deve ser confundida com leitura exploratória, é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa. (VERGARA, 2014, p. 42)

Segundo o autor Oliveira Netto (2006, p. 9), compreende-se que a investigação exploratória estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses. Nas atividades exploratórias concentram-se as importantes descobertas cientificas, muitas originadas pelo acaso quando da constatação de fenômenos ocorridos durante experimentos em laboratórios.

Quando a pesquisa se encontra na fase preliminar, tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto que vamos investigar, possibilitando sua definição e seu delineamento, isto é, facilitar a delimitação do tema da pesquisa; orientar a fixação dos objetivos e a formulação das hipóteses ou descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto. (PRODANOV, 2013, p. 51 e 52)

  1. Procedimentos:

Estudo de caso:

É o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como pessoa, família, produto, empresa, órgão público, comunidade ou mesmo país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo. Utiliza métodos diferenciados de coleta de dados. (VERGARA, 2014, p. 44)

Através de um estudo de caso é possível explicar ou descrever um sistema de produção ou sistema técnico no âmbito particular ou coletivo, assim, esse procedimento é considerado uma importante ferramenta para os pesquisadores que tem por finalidade entender “como” e “por que” as coisas funcionam. (OLIVEIRA NETTO, 2006, p. 14)

“Consiste em coletar e analisar informações sobre determinado individuo, uma família, um grupo ou uma comunidade, a fim de estudar aspectos variados de sua vida, de acordo com o assunto da pesquisa.” (PRODANOV, 2013, p. 60)

Pesquisa bibliográfica:

É o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma. (VERGARA, 2014, p. 43)

Tem como princípio básico conhecer as diferentes formas de contribuição cientifica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenômeno. Normalmente o levantamento bibliográfico é realizado em bibliotecas públicas, universidades e especialmente em acervos virtuais – internet. (OLIVEIRA NETTO, 2006, p. 14)

“Consiste no levantamento de conhecimentos já sistematizados sobre determinado tema ou assuntos que lhe são conexos e preparatórios, ou seja, uma base teórica já assentada.” (BRUSCATO, 2010, p. 8)

Pesquisa de campo:

De acordo com Vergara (2014, p. 43), tem se como entendimento que a pesquisa de campo é investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explica-lo. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação participante ou não.

“...Consiste no levantamento de dados, tratados estatisticamente, em amostragem valida, pra que, sobre essa leitura se trabalhe um referencial teórico.” (BRUSCATO, 2010, p. 7 e 8)

É aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual procuramos uma resposta, ou de uma hipótese, que queiramos comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. (PRODANOV, 2013, p. 59)

Investigação documental:

É realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas: registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, comunicações informais, filmes, microfilmes, fotografias, videoteipe, dispositivos de armazenagem por meios ópticos, magnéticos e eletrônicos em geral, diários, cartas pessoais e outros. (VERGARA, 2014, p. 43)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com