TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Pesquisa

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia De Pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  1.242 Visualizações

Página 1 de 11

1. A PESQUISA COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

A ciência é uma atividade tipicamente humana de busca sistemática do conhecimento da natureza e dos seus fenômenos.

Observação

Descrição

Teorização

Dependendo do objeto de pesquisa, a experimentação (tentativa de reproduzir em laboratório, de modo controlado, os fenômenos) poderá não existir, sendo substituída por um modelo teórico explicativo dos fenômenos naturais ou sociais.

A experimentação pode ser mais ou menos rigorosa, dependendo dos recursos que se dispõe, inclusive o conhecimento teórico pré-existente.

A profissão de cientista, entendendo-se como a atividade regularmente remunerada por prestação de serviços de pesquisa científica e tecnológica, surge pela primeira vez na Alexandria, cerca de 330 anos a. C. Anteriormente, o conhecimento científico era gerado por filósofos, professores, sacerdotes, magos e por pessoas com outras profissões, mas que tinham em comum um grande espírito de curiosidade e uma certa disciplina.

Nos dias atuais, muito se tem discutido sobre os métodos por meio dos quais se desenvolve a atividade científica podendo-se dizer que todos eles têm validade tanto para a ciência como na busca de tecnologia. Estes métodos podem:

• priorizar a conduta abstrata e teórica e subestimam as sensações e o experimento,

• entender ser a comprovação experimental o procedimento fundamental

1.1. Conceito de tecnologia

A tecnologia é o estudo das técnicas, inclusive de sua evolução. É a busca do conhecimento de como produzir e desenvolver instrumentos de trabalho, equipamentos e processos, destinados a elevar a produção por esforço físico humano ou unidade de trabalho despendida e resolver problemas e, desta forma, melhorar a qualidade de vida.

Na sua origem, a tecnologia era uma atividade típica de artesãos, dedicados a uma arte diversa daquelas voltadas para despertar o prazer estético, como a pintura, a escultura etc.

O desenvolvimento destas artes práticas ou técnicas vem se dando desde o aparecimento do homem, mas a sistematização e a divulgação do conhecimento adquirido é uma manifestação recente.

A tecnologia generaliza-se depois da descoberta da imprensa. Antes da publicação de tratados impressos, alguns copistas tentaram, por meio de manuscritos, sistematizar e preservar o conhecimento técnico disponível desde a antiguidade.

• o conhecimento se transmitia de homem a homem, nas oficinas e laboratórios.

Até o Século XVII não se pode falar de relacionamento funcional entre a ciência e a tecnologia, ou de ciência e tecnologia conectadas, C&T. Este relacionamento se dá com a Revolução Científica do Século XVII, quando a necessidade de equipamentos mais complexos e mais precisos para as determinações e medições, obrigou os cientistas a estabelecerem um contato mais próximo com os artesãos, o que propiciou um intercâmbio de idéias com sensíveis benefícios para as duas partes.

A tecnologia de hoje é a ciência de ontem e a ciência de hoje é a tecnologia de amanhã.

1.2. Conceito de pesquisa

A pesquisa é o exercício ou a prática da busca do conhecimento, conduzido por meio do método científico escolhido. Convencionalmente a pesquisa vem sendo classificada em:

• básica → objetiva a expansão do saber não necessariamente associada com um interesse imediato de utilização prática dos resultados

• aplicada → conduzida com o propósito de gerar inovações para solucionar problemas.

É desejável que exista um certo equilíbrio no desenvolvimento deste dois tipos de pesquisa porque, enquanto a pesquisa básica cria e dá legitimidade e fundamento a novas ideias, a pesquisa aplicada procura transformá-las em utilidades.

O papel da pesquisa aplicada não deve, contudo, levar à suposição de que exista uma relação direta e linear entre os seus resultados, de um lado, e o lançamento de novos produtos no mercado, dinamização da economia, criação de novos postos de trabalho, de outro. É necessário que ocorra antes o desenvolvimento do produto ou do processo e a mediação do empresário.

Tem-se proposto uma subclassificação da pesquisa em estratégica e fundamental, que se aplicaria conjuntamente às categorias de básica e aplicada, de acordo com a dimensão temporal do potencial de aplicação dos seus resultados.

• A estratégica apresentaria um elevado potencial para interagir rapidamente com outras pesquisas, dando suporte para novos avanços.

• A fundamental teria um horizonte temporal impreciso de utilização dos resultados, seja para expansão do conhecimento, como para resolver problemas.

1.3. Conceito de desenvolvimento experimental

Por desenvolvimento experimental entende-se as diversas etapas de transformação de uma descoberta ou um invento em uma inovação, ou o aprimoramento de uma inovação tecnológica, seja esta um novo produto ou um novo processo produtivo.

O desenvolvimento experimental tem início em uma bancada de laboratório ou oficina, sendo progressivamente testado em escalas cada vez maiores (scale-up), até se chegar ao estágio de protótipo no caso de produto, ou de uma nova rota de produção, no caso de processo.

Este conjunto de operações é definido como atividade de Pesquisa e Desenvolvimento, P&D (Research and Development, R&D).

A P&D pode se dar por meio de cooperação entre laboratórios e oficinas de universidades e de empresas, ou pelo trabalho integrado de pesquisadores e engenheiros nos laboratórios e plantas-piloto de uma indústria, os quais reúnam tanto a capacitação científica como a técnica.

1.4. Conceito de estado do conhecimento ou “estado da arte”

Estado do conhecimento é a avaliação qualitativa e quantitativa do conhecimento em um determinado momento, seja ele referente a um campo da ciência ou a uma determinada técnica. É também denominado como "estado da arte"(state of the arts).

• Os avanços de conhecimento na ciência são denominados descobertas ou invenções, já que houve uma certa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com